Conselho Deliberativo aborda temas estratégicos para a saúde pública no Brasil

Notícias30 de novembro de 2024
Conselho Deliberativo aborda temas estratégicos para a saúde pública no Brasil

Na tarde desta terça-feira (26), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) participou da 8ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). O encontro abordou temas estratégicos para a saúde pública no Brasil, incluindo o planejamento do calendário anual de 2025, a revisão do orçamento de 2024, o termo aditivo da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) para 2024 e 2025, além dos planos de ação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) e da própria Sesai.

Entre os assuntos debatidos, destacou-se também o plano de cargos e salários dos médicos e o fortalecimento do Programa Médicos pelo Brasil. Durante o evento, a presidente da Fenam, Lúcia Santos, destacou a importância de capacitar gestores e organizar a estrutura administrativa dos municípios para melhorar o sistema de saúde como um todo.

“Se há desafios na formação de profissionais, as dificuldades na gestão são ainda maiores. No Brasil, não há um programa estruturado de formação de gestores na área da saúde. Quando alguém assume um cargo como o de secretário de saúde, deveria passar por treinamento ou capacitação específica. Esse gestor precisa compreender conceitos fundamentais, como atenção básica, promoção da saúde, assistência hospitalar e especialidades médicas. Contudo, muitos municípios, infelizmente, não estão preparados para oferecer uma assistência adequada à população.

Esse despreparo também prejudica a implementação de programas como o Médicos pelo Brasil, que frequentemente são mal compreendidos ou mal conduzidos por gestores sem o conhecimento necessário. Muitas vezes, os médicos da atenção básica são sobrecarregados, sendo direcionados a desempenhar múltiplas funções, o que compromete a qualidade do atendimento. Essa é uma reclamação recorrente que recebemos.

É fundamental que a AgSUS mantenha um canal de comunicação eficiente com os médicos, permitindo que denúncias e dificuldades sejam registradas e solucionadas adequadamente”, afirmou Lúcia.

A Fenam reforça seu compromisso com a defesa da classe médica e a construção de políticas públicas que promovam uma prática médica de excelência.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

“Não adianta esperar que nasça uma mulher líder – é preciso criá-las”, afirma presidente da Fenam em Fórum histórico
12ª Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher debate avanços para políticas voltadas para à mulher
Justiça determina pagamento de salários atrasados aos médicos da UPA Central de Caxias do Sul
Fenam articula estratégias políticas e jurídicas para reverter reajuste desigual imposto a médicos TAE
0
Would love your thoughts, please comment.x