Defesa do Ato Médico: Fenam é contrária à realização do aborto legal por enfermeiros

Notícias7 de fevereiro de 2025
Defesa do Ato Médico: Fenam é contrária à realização do aborto legal por enfermeiros

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) manifesta preocupação com a ação protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) que busca autorizar enfermeiros e demais profissionais de saúde a realizarem abortos nos casos permitidos pela legislação brasileira. A interrupção da gestação é um procedimento médico complexo que exige conhecimento técnico aprofundado, avaliação de riscos e capacidade de intervenção rápida perante possíveis complicações.

A Fenam reconhece e respeita as atribuições de cada categoria da área da saúde, que contribuem para garantir que os pacientes sejam atendidos por profissionais devidamente capacitados diante de cada procedimento. Os enfermeiros desempenham um papel essencial na assistência e nos cuidados de saúde, mas a realização de procedimentos invasivos e de alta complexidade, como o aborto, deve continuar sendo de responsabilidade exclusiva dos médicos.

Diante disso, a Fenam – sempre pautado na defesa da ética médica e na segurança dos pacientes – reforça seu posicionamento contrário à ação em trâmite no STF e continuará cobrando o mesmo compromisso das autoridades competentes.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Crise na saúde pública de São José do Rio Preto
Fenam anuncia retomada de parceria com o Simers e criação da Diretoria de Defesa Profissional
Defesa do Ato Médico: Fenam é contrária à realização do aborto legal por enfermeiros
ACT dos Médicos pelo Brasil: 1ª reunião da Fenam com o TST é agendada para 13 de fevereiro
0
Would love your thoughts, please comment.x