A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) participa, nesta quinta-feira (20), da 77ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), que está sendo realizada em Brasília (DF). A instituição é representada pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Dr. Eglif de Negreiros, que mensalmente reivindica junto à pasta (Saúde), as pautas de lutas da categoria.
O encontro acontece até sexta-feira (21) e tem como pauta: a apresentação Práticas Integrativas e Complementares (PICs); apresentação do Dieese sobre o Trabalho Decente com ênfase em gênero e etnia; apresentação sobre atualização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), dentre outras.
Dr Eglif levou a pauta de reivindicações da categoria médica como piso salarial digno (Piso FENAM) e melhores condições de trabalho. Ainda no encontro, os gestores públicos, prestadores de serviços privados da saúde e entidades sindicais nacionais representativas dos trabalhadores da saúde manifestaram repúdio às declarações públicas do ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros.
Segundo dia
O segundo dia da Mesa, teve como resultado a criação do Grupo de Trabalho de Comunicação que será formada por seis membros titulares (três da bancada do governo e três da bancada dos trabalhadores). Dr Eglif foi convidado para fazer parte como titular da bancada e fala sobre a importância do novo grupo. “Precisamos fazer que nossos trabalhos sejam amplamente divulgados, e esse grupo reforçará”, destacou.
O que é
A MNNP-SUS conta com a participação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (condsef), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), gestores públicos e de serviços privados, conveniados ou contratados do SUS e entidades sindicais nacionais representativas dos trabalhadores, garantindo a participação efetiva de todos os envolvidos na construção do sistema de saúde brasileiro.
A finalidade é discutir a estrutura e a gestão administrativa do SUS, instituindo processos para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações funcionais e de trabalho entre os profissionais.