26/09/2017
26/09/2017
A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) participou, nesta terça-feira (26), em Brasília (DF), da 38ª Reunião do Fórum Permanente Mercosul para o Trabalho em Saúde (FPMTS). O evento é organizado pelo Departamento de Gestão da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts) e pela Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde. Participaram representantes do Ministério da Saúde, dos Conselhos de Profissionais, Federações e das entidades sindicais dos trabalhadores.
Dr. Edson Gutemberg de Sousa representou a FENAM e falou sobre a importância do evento. “A gente trabalha uma chamada matriz mínima, que é justamente a correlação entre as diversas especialidades, a denominação em comum, sobretudo na Argentina, no Paraguai, no Uruguai, e aqui no Brasil, para que não haja muita discrepância, em relação à qualidade da formação”, disse.
Gutemberg destacou ainda que é muito importante a participação da FENAM, para compartilhar sobre as experiências nas relações de trabalho. “ Podemos passar um pouco da experiência que nós temos, porque a FENAM é representativa de sindicatos de milhares de médicos em todo o Brasil, e isso pode ser levado para discussão dentro do Mercosul, e principalmente agora, que o Brasil tem a presidência Rotativa pro-tempore do Mercosul.”
A diretora-geral da Degerts, Ana Paula de Campos Schiavone, esclareceu que é de extrema importância que as Federações e Conselhos estejam juntos, pois os assuntos debatidos são levados para as pautas do Mercosul. “Aquilo que discutimos aqui é a necessidade que nós temos para agregar, para que o fluxo dos profissionais seja de melhor acesso e que possam conseguir, realmente, fazer com que o Mercosul tenha esse trânsito. Então a gente discute matriz mínima, e inúmeras atividades. Junto com os Conselhos e Federações construímos algo que realmente possa ser melhor ao nosso SUS”, destacou.