MG: Alerta Sinmed-MG: Fechamento do hospital da criança de BH diminuirá número de leitos para internação pediátrica na rede pública
11/05/2018
MG: Alerta Sinmed-MG: Fechamento do hospital da criança de BH diminuirá número de leitos para internação pediátrica na rede pública
11/05/2018
Com o recente anúncio de paralisação de atendimentos e o possível fechamento do Hospital Associação Beneficente da Criança (ABC), em Belo Horizonte, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) repudia tal iniciativa e alerta para as possíveis consequências dessa medida à saúde pública de Belo Horizonte.
O principal efeito é o aumento na falta de leitos pediátricos, impactando diretamente no tempo de espera por uma vaga de internação, que pode ser de 4 a 5 dias. Aliado a isso, neste período de outono/inverno, o número de doenças respiratórias é elevado e as UPAs já enfrentam uma superlotação e sem as vagas do Hospital da Criança, esse índice tende a aumentar.
O governo precisa lembrar que hospital fechado gera menos leitos e menos internações, o que reflete diretamente na saúde pública, nesse caso nas UPAs.
O sindicato reitera que a situação é preocupante pois o Hospital da Criança prestava serviços cem porcento SUS e atendia em média 700 crianças por mês e 250 cirurgias eletivas/mês, o que representava uma referência em Belo Horizonte por desafogar as demandas nas unidades de urgência e proporcionar assistência à parte da população.
Além disso, a falta de repasses financeiros às instituições filantrópicas tem sido uma rotina da gestão que prejudica a saúde pública:somente por parte do governo do estado, a dívida com esses hospitais já remonta a R$ 250 milhões.
O Sinmed-MG repudia o desprezo dos gestores diante desta situação caótica e alerta para medidas urgentes a fim de evitar a falta de leitos pediátricos, nesse momento de crise na saúde pública.