02/03/2018
02/03/2018
Sessenta e cinco médicos se inscreveram na palestra “Imposto de Renda e Livro-Caixa”, promovida pelo Sinmed-MG no dia 28 de fevereiro. O tema foi exposto por Viviane Barbosa, sócia administradora da TGL Contábil, empresa parceira do sindicato, com foco no atendimento a profissionais da área de saúde.
Ao abrir o evento, para um auditório lotado, o presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, adiantou que palestras como essa fazem parte do rol de serviços oferecidos pelo sindicato, e que outros eventos de interesse da categoria serão promovidos em 2018.
Em seguida, o diretor Samuel dos Reis Garcia falou da satisfação do sindicato em receber os médicos na “casa nova”. Lembrou a importância do slogan “Com você, o Sinmed-MG faz” para que a instituição possa exercer atividades em prol da categoria. Convidou a todos para conhecerem o novo portfólio de serviços lançado no final do ano passado.
Ao iniciar, Viviane Barbosa disse que o objetivo da palestra era orientar o médico para que obtenham uma declaração de imposto de renda o mais justa possível: “Não há como fugir do imposto, então quais são as formas legais para reduzi-lo?”
Outro foco importante da palestra foi mostrar que importância da declaração do imposto como ferramenta de gestão: “As informações levantadas com esse fim podem inclusive ajudar no gerenciamento da carreira”, orienta.
Segundo a contadora, essa avaliação deve incluir aspectos como análise das fontes pagadoras, investimentos que trazem benefícios fiscais, a questão do INSS e a forma de atuação (Pessoa Física ou Jurídica) e produtivdade. “ A ideia é aumentar a receita, e não aumentar o imposto a pagar e isso só consegue com um prévio planejamento tributário”.
Deixar para a última hora é a pior atitude quando ser fala em imposto de renda: “Para ter retorno positivo, ou seja, um imposto mais justo, o planejamento deve começar no ano anterior à declaração. Assim o planejamento do imposto de 2019, deveria começar em janeiro deste ano”, orienta.
Segundo a especialista, a Receita Federal está cada vez mais rigorosa na monitoração das informações para conter a sonegação. Lembrou que na área médica foi adicionado, em 2014, mais um filtro – a necessidade de identificar os pacientes pelo CPF. Em 2015, todas as instituições financeiras passaram a ser obrigados a enviar mensalmente a movimentação da conta dos seus clientes. E, finalmente, entrou em vigor agora em 1º de janeiro a obrigatoriedade de declaração de operações liquidadas em espécie, acima de R$30 mil. O monitoramento inclui até as redes sociais, nos casos em que são exibidos patrimônios acima da receita declarada.
Livro-Caixa é fundamental na dedução do imposto
Viviane explicou que o livro-caixa é uma ferramenta fundamental para o profissional liberal na declaração do imposto. Apresentou uma série de despesas passíveis de serem deduzidas, que podem constar no livro-caixa como: folha de pagamento, telefone, condomínio, Cemig, contabilidade, pagamento a entidades de classe, impostos municipais, aquisição de bens de consumo necessários ao exercício do trabalho, manutenção de equipamentos e participação em congressos.
Segundo ela, entre as despesas que não podem constar do livro-caixa estão: reformas no consultório, gastos com locomoção e transporte (estacionamento, combustível) e compra de equipamentos (entra na declaração como bens e direitos).
Resumindo o exposto, Viviane listou os principais erros que o médico pode cometer em relação ao imposto de renda:
– Deixar para pensar a declaração só no momento do “Leão”
– Não colocar em prática as ações necessárias para redução da carga tributária
– Optar pela sonegação e não pelas deduções legais
– Não procurar orientação especializada
Ao final, a palestrante respondeu a várias dúvidas dos médicos presentes, relacionadas principalmente ao livro-caixa – despesas dedutíveis ou não, e fontes pagadoras.
SINDICATO OFERECE SERVIÇOS PARA PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, ELABORAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA E LIVRO-CAIXA
A parceria com a TGL Contábil amplia os serviços oferecidos ao médico filiado, no campo da tributação, imposto de renda e livro-caixa. Conheça alguns desses serviços:
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: o planejamento tributário é uma forma de antecipar algumas ações que impactam o imposto sobre a renda, planejando e alocando melhor os recursos de modo a reduzir esse impacto.
ASSESSORIA CONTÁBIL PARA IMPOSTO DE RENDA: contadores experientes e que conhecem profundamente a atividade médica para elaboração da declaração anual. Escrituração completa do livro-caixa, com assessoria especializada sobre como reduzir e restituir o imposto de renda de maneira mais eficiente.
Para saber mais sobre esses serviços faça contato com o departamento financeiro do sindicato pelo telefone 31-3241-2811
Fonte: Sinmed-MG