MG: Sinmed intensifica luta contra fechamento da Unidade Ortopédica Galba Velloso

28/09/2017

MG: Sinmed intensifica luta contra fechamento da Unidade Ortopédica Galba Velloso

28/09/2017

Em reunião realizada dia 20 de setembro, o Sinmed-MG, representado pelo diretor Antônio Sérvulo, manifestou-se mais uma vez contra o fechamento da Unidade de Ortopedia do Hospital Galba Veloso, da rede Fhemig.

A reunião foi realizada no auditório do hospital. Participaram, além do Sinmed-MG, representantes do Sindicato dos Psicólogos e do Conselho de Saúde, o diretor do Hospital João XXIII, Silvio Grandinete, e servidores do Galba, entre eles vários médicos que atuam na unidade.

Durante o encontro, os trabalhadores manifestaram sua angústia e pediram uma posição clara do governo sobre o assunto. Grandinete disse que a decisão pelo fechamento foi tomada na gestão passada e que a Fhemig não tinha como mudar a situação. Diante do impasse, os presentes decidiram acionar os jurídicos das entidades para ver quais medidas poderão ser tomadas para impedir o fechamento, intensificar as ações do Conselho Municipal de Saúde, principalmente no que se refere à adesão da população à causa, e promover várias ações de mobilização.

Os presentes também foram informados que o relatório elaborado em contraposição às deficiências apontadas pela Vigilância Sanitária (178 itens) já está pronto e será encaminhado pelo Conselho Municipal para o órgão, havendo a possibilidade de ser revisto.

Segundo levantamento, o Galba necessitaria de uma verba entre 6 e 11 milhões para as adequações, enquanto o Hospital João XXIII necessitaria de R$100 milhões. O hospital já funciona além da sua capacidade e não teria condições de absorver as novas demandas.

Todos concordam que o fechamento dos 86 leitos (68 ativos) é uma aberração. Com o fechamento da unidade, 300 cirurgias por mês e mil atendimentos deixarão de ser realizados.

Questionado sobre porque o governo se recusa a investir no Galba, Silvio Grandinete concordou que o fechamento da unidade ortopédica é uma decisão mais política que técnica.

O Sinmed-MG entende que, no cenário atual da saúde, o fechamento da unidade vai sobrecarregar ainda mais os hospitais e causar transtornos aos pacientes, já que 17 mil pessoas ainda estão na fila de espera para cirurgias ortopédicas.

Sindicato presente nas lutas

A participação na reunião foi mais uma ação do Sinmed-MG contra a ameaça que paira sobre a população, caso o fechamento da Unidade de Ortopedia se concretize.

No dia 10 de agosto, a diretoria do sindicato compôs a mesa que discutiu o tema em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 1º de setembro, visitou a unidade e conversou com vários médicos e a direção sobre a situação.

Considerando que tal decisão afetará diretamente a população atendida pelo SUS, o Sinmed-MG solicitou oficialmente, em 13 de setembro, agendamento de reunião com o Ministério Público de Minas Gerais (promotoria de Defesa da Saúde) e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, para apresentar as considerações acerca dos prejuízos e reflexos do fechamento da unidade à população.


Assine a petição pública em favor da Unidade Ortopédica Galba Velloso!

Para sensibilizar a sociedade e unir forças contra o fechamento da unidade, trabalhadores, pacientes e familiares criaram uma petição pública on-line que está disponível para assinaturas.

O documento destaca o repúdio “com veemência a qualquer ato ou intenção de fechamento desta Unidade de Saúde sob pena de enorme, incalculável e irrecuperável prejuízo à população atendida com qualidade e resolutividade nesta instituição e conclama o Ministério Público a juntar forças a todos nós na defesa do interesse da população”.

O Sinmed-MG apoia essa iniciativa e convida você a abraçar a causa em defesa do não fechamento da Unidade Ortopédica Galba Velloso. Acesse o link da petição e deixe sua assinatura AQUI.

Até o momento, mais de 1.800 pessoas assinaram. Agora, faça sua parte. “Em Defesa da Unidade Ortopédica!! Em defesa do SUS que funciona!!!”



Fonte: Sinmed-MG

whatsapp button