01/09/2017
01/09/2017
Setembro é o mês amarelo, no qual o país abraça a campanha de prevenção ao suicídio. E na defesa da vida, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) abraça esta campanha para conscientizar a população para a importância de fortalecer os laços e orientar a respeito deste tema.
O Brasil é o oitavo país com o maior número de suicídios. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de trinta e dois brasileiros morrem diariamente vítimas de suicídio. Ainda segundo a OMS, 90% dos suicídios poderiam ser evitados.
Mesmo diante da realidade no país, marcada por um momento de instabilidade econômicas e desajustes políticos, o incentivo do Sinmed-MG é pela valorização da vida, independente das circunstâncias pois “falar é a melhor opção e viver a melhor solução”.
É preciso incentivar a população a falar sobre o tema e ouvir quem precisa. Pesquisas comprovam que a pessoa que está em sofrimento quer alguém que possa falar do assunto pois desabafar já alivia muito.
Acredite na vida. Pequenos gestos e atitudes que ajudam a trazer alegria à vida e superar o sofrimento e prevenir-se de um mal:
1- Aumentar o esclarecimento da população sobre os transtornos mentais e disponibilizar tratamentos eficazes
Quanto mais as pessoas conhecem depressão, bipolaridade, esquizofrenia etc., maior a probabilidade de procurar atendimento se necessário.
2- Praticar exercícios físicos
A saúde da mente começa pelo corpo. “O exercício físico libera endorfinas e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, potencializando o efeito antidepressivo do tratamento”
3- Alimentar-se bem
Comer demais ou simplesmente não comer é clássico de quem está em sofrimento. Mas manter a alimentação saudável é um passo importante para a recuperação
4- Ver a beleza nas pequenas coisas
Volte a observar as coisas simples do dia a dia, ou seja, tente admirar uma flor, o gosto de uma comida, apreciar uma caminhada de 10 minutos, olhar o pôr-do-sol, entre outras distrações.
5-Ocupar-se com atividades divertidas
A partir do momento que as pequenas belezas da vida estiverem mais evidentes, fica mais fácil recomeçar a encarar atividades que um dia já foram divertidas. Se isso não parece animador, então procure novas diversões
6-Reconquistar uma boa noite de sono
7- Procurar sempre a orientação médica
Ações para conscientização
Desde 2014, o Brasil conta com uma campanha de conscientização, o “Setembro Amarelo”. Essa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A campanha tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção.
Como parte das ações da campanha, a Associação Mineira de Psiquiatria promoverá no dia 10 de setembro, na Praça da Liberdade (BH), a caminhada do Dia Mundial de prevenção do suicídio, a partir das 9 horas. A data foi escolhida para reflexão e prevenção sobre o tema em todo o mundo.
Informações na página da campanha: http://www.setembroamarelo.org.br/
Fonte: Sinmed-MG