13/04/2018
13/04/2018
A Judicialização da Saúde é um tema de grande relevância, com profundas repercussões econômicas na saúde suplementar e pública, com reflexos sociais. Para debater o assunto em profundidade, será realizada no auditório da OAB Londrina, nos dias 07 e 08 de maio, a “1º Jornada sobre Judicialização da Saúde – Acesso a Medicamentos”.
O evento tem realização do Sindmed (Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná); CRM (Conselho Regional de Medicina-PR); AML (Associação Médica de Londrina); Comitê Executivo da Saúde de Londrina; Autarquia Municipal de Saúde de Londrina e AMP (Associação Médica Paranaense), com apoio da OAB Londrina, Esmafe/PR (Escola da Magistratura Federal), SESA/PR (Secretaria Saúde do Estado do Paraná),UEL (Universidade Estadual de Londrina) e PUC Londrina.
O presidente do Sindmed, Alberto Toshio Oba, explica que a Judicialização da Saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa para obtenção do medicamento ou tratamento negado seja pelo SUS ou por planos de saúde. “É reflexo de um sistema de saúde deficitário, que não consegue concretizar a contento a proteção desse Direito Fundamental. A expansão da judicialização, no entanto, é fator preocupante”, afirma.
Nesse contexto, a finalidade da jornada é apresentar aos profissionais da Medicina e do Direito um panorama da atual situação nacional e local, seus impactos econômicos e sociais, bem como trazer à tona experiências e discussões que possam contribuir para a “contenção saudável” das demandas.
Programação – Nos dois dias serão realizadas palestras e mesas redondas reunindo profissionais de renome nas áreas médica e jurídica. Estão confirmadas palestras com o desembargador federal do Tribunal Federal da 4ª Região, Dr. João Pedro Gebran Neto e com o médico Roberto Yssamu Yosida, Conselheiro do CRM/PR.
A programação completa pode ser conferida no site www.sindmed.com.br. Informações pelo fone (43) 3341-2979/WhatsApp (43) 99944-2979 e e-mail sindmed@sindmed.com.br (link sends e-mail). Inscrições custam R$ 40,00 para profissionais e R$ 20 para estudantes. As vagas são limitadas.
Fonte: Sindmed- Norte do Paraná