17/10/2017
17/10/2017
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, participou nesta terça-feira (17), da cerimônia de imposição de insígnias da Ordem do Mérito Médico, no Salão Leste, do Palácio do Planalto. O evento faz parte da celebração do Dia do Médico, comemorado no dia 18 de outubro.
O evento contou com a participação do presidente da República, Michel Temer, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, entidades médicas e demais autoridades de todo país.
Foram condecorados 12 médicos, dentre eles, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, e o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino de Araújo Cardoso Filho.
Durante a solenidade, Temer ressaltou a diversidade dos condecorados. “É um reconhecimento às várias atuações do médico, que exerce um verdadeiro sacerdócio, levando às famílias a esperança da recuperação”, enfatizou.
No evento, Darze solicitou uma audiência ao presidente Temer, que o recebeu em seu gabinete após a solenidade. Na pauta discutida, solicitou auxílio para a crise dos hospitais federais do Rio de Janeiro, com destaque para o pagamento da equiparação da gratificação por desempenho dos médicos federais em relação aos demais servidores de nível superior.
Na oportunidade o presidente da FENAM relatou que a remuneração dos médicos é o pior salário da administração pública federal. “Além disso, passamos a receber menos que os demais servidores, o que na administração pública configura uma violação da equiparação dos salários por nível de escolaridade”. Darze disse também que o assunto já era de conhecimento dos ministros da Saúde e do Planejamento, inclusive com a aprovação desta correção.
Temer se comprometeu a chamar estas autoridades, discutir este assunto e propor uma solução.
Fonte: FENAM