Comissão Pró-SUS analisa resultados do ENEM e traça metas futuras

26/10/2018

Comissão Pró-SUS analisa resultados do ENEM e traça metas futuras

26/10/2018

Foi realizada, na tarde desta sexta-feira (26), em Brasília, mais uma reunião da Comissão Pró-SUS, vinculada ao Conselho Federal de Medicina (CFM), da qual participam a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Federação Médica Brasileira (FMB), e que tem a função de discutir o sistema único de saúde e o trabalho médico na esfera do SUS. Esta foi a primeira reunião da Comissão Pró-SUS depois do último Encontro Nacional das Entidades Médicas, que foi organizado e realizado por ela. A reunião de hoje teve como objetivo avaliar os resultados do ENEM e definir os passos a serem dados daqui para a frente. 

A FENAM foi representada pelo seu presidente, Jorge Darze, que fez um balanço positivo do ENEM. Ele citou a pauta de reivindicações aprovada pelos médicos brasileiros, e que tem sido levada ao conhecimento dos candidatos à Presidência e aos governos dos estados, além de parlamentares e ministros de Estado. Darze afirmou ainda que o Encontro Nacional das Entidades Médicas foi o evento mais importante realizado este ano pelo movimento médico nacional.

A partir da avaliação positiva sobre os resultados do ENEM, a Comissão Pró-SUS estabeleceu estratégias a serem implementadas futuramente. A partir do próximo domingo, as entidades médicas nacionais deverão solicitar às comissões de transição dos governos audiências para dar início ao debate sobre a pauta de reivindicações dos médicos brasileiros. Outra deliberação foi a de solicitar audiência também com o futuro Presidente da República, antes da sua posse.

Foi também aprovada a proposta de construção de agendas de interesse da categoria, que reúnam um grande número de médicos dentro do Congresso Nacional, a exemplo do que já foi feito anteriormente.

whatsapp button