FENAM participa de reunião com médicos do Hospital da Mãe, em Mesquita (RJ)
10/04/2018
FENAM participa de reunião com médicos do Hospital da Mãe, em Mesquita (RJ)
10/04/2018
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, participou, nessa segunda-feira (9), de reunião com os médicos do Hospital da Mãe (RJ), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), para discutir a situação dos profissionais, pois a Secretaria Estadual de Saúde rompeu o contrato de gestão assinado com a organização social (OS), Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), que administrava essa unidade.
De acordo com os trabalhadores, o HMTJ ao longo dos últimos dois anos, vem deixando de cumprir com obrigações patronais para com seus empregados, incluindo médicos de todas as categorias. Há atrasos de salários, não houve o pagamento dos décimos terceiros salários referentes aos anos de 2016 e 2017, não foi pago o salário referente ao mês de fevereiro deste ano.
Além disso, os médicos dizem que estão sendo obrigados a atender os pacientes em péssimas condições de saúde e segurança do trabalho, o que traz risco tanto para a saúde deles como aos pacientes.
O presidente da FENAM disse que irá marcar uma reunião com o novo secretário estadual de Saúde para que a promessa de pagamento dos salários atrasados se concretize. Darze afirmou ainda que vai agendar uma audiência no Ministério Publico do Trabalho para tratar da questão e que o MPT possa mediar o conflito entre os médicos e a OS.
Além de Darze, estava presente também o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Dr. Nelson Nahom.