Psiquiatra brasileiro é homenageado com o prêmio Mogens Schou Award: Dr. Beny Lafer!

13/03/2018

Psiquiatra brasileiro é homenageado com o prêmio Mogens Schou Award: Dr. Beny Lafer!

13/03/2018

Nesta semana, a psiquiatria brasileira teve o trabalho de um de seus representantes reconhecido mundialmente. Dr. Beny Lafer, associado da ABP, foi agraciado com o prêmio Mogens Schou Award, na categoria Education and Teaching. O prêmio foi entregue na noite do dia 7 de março, durante a cerimônia de abertura da 20th Annual Conference of the International Society for Bipolar Disorders, na Cidade do México.

Professor associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Dr. Lafer graduou-se em Medicina pela mesma instituição em 1986, onde também cursou sua residência em psiquiatria entre 1987 e 1989. Especialista em Psicofarmacologia e Neurociências pelo Hospital Geral de Massachusetts, da Escola de Medicina de Harvard, também completou doutorado sanduíche por ambas as universidades, USP e Harvard.

Desde 2010, possui título de Professor Livre-Docente da USP, onde também coordena o Programa de Transtorno Bipolar (Proman), do Instituto de Psiquiatria, atuando ainda como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Foi Presidente-fundador da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB). É membro da American Psychiatric Association, Society for Biological Psychiatry e International Society for Bipolar Disorders, da qual é membro do conselho consultivo.

“A sensação é de muita alegria e satisfação pelo reconhecimento do trabalho e qualidade da Psiquiatria Brasileira na área”, descreve o Dr. Beny Lafer, que continua: “formamos, nas últimas duas décadas, grandes líderes acadêmicos e de pesquisa que atuam no Brasil e no exterior, montamos uma rede de pesquisa brasileira reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus trabalhos. Esse prêmio é sem dúvida um reconhecimento ao progresso na área no Brasil”.

Sobre o estudo do transtorno bipolar nos próximos anos, o homenageado destaca: “estamos compreendendo cada vez mais os mecanismos que estão envolvidos na etiopatogenia da doença. Isso deve se traduzir, em alguns anos, em melhores tratamentos, com maior rapidez de resposta, maiores taxas de remissão, melhora na funcionalidade e na qualidade de vida para as pessoas portadoras do Transtorno Bipolar”.

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP parabeniza o Dr. Beny Lafer pela conquista, ressaltando o orgulho que possui em tê-lo como membro do nosso quadro associativo.

Conheça o Mogens Schou Awards
O Mogens Schou Award é o prêmio mais importante da International Society for Bipolar Disorders. Desde 2001, é concedido a três categorias: Ensino, Pesquisa e Public Advocacy, que se destina a quem advoga pelos direitos dos pacientes.

Até hoje, somente 30 pessoas receberam o prêmio. Em sua fundação, o próprio Mogens Schou recebeu o Founder’s Award por ter descoberto, desenvolvido e disseminado o uso do lítio em psiquiatria.

Em 2013, o Dr. Flávio Kapczinski, também associado da ABP, é um dos poucos brasileiros a receber o Mogens Schou Award, premiado na categoria Education and Advocacy.

 Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria

whatsapp button