05/02/2018
05/02/2018
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, se reuniu nesta segunda-feira (5), com um grupo de médicos residentes do município do Rio de Janeiro (RJ) e com o secretário municipal de Saúde do município, Marco Antônio de Mattos.
A FENAM tem participado do movimento em defesa da Residência Médica, especialmente no município do Rio de Janeiro. A reunião de hoje é fruto da negociação, que foi iniciada com uma audiência, no início de janeiro, entre a FENAM e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB/RJ), para discutir sobre o atraso do pagamento das bolsas dos médicos residentes do município.
Na época, os residentes não receberam as bolsas de novembro e dezembro e após acordo com o presidente da FENAM, o prefeito se comprometeu em pagar no prazo de 72h.
Dr. Darze esclareceu que a situação da Saúde de todo o País é grave, mas lembrou que a instituição luta para mudar esse cenário. “No Rio de Janeiro conquistamos um canal de comunicação com o governo e já tivemos resultados muito positivos. Lutamos para que os governos de todos os estados tenham a mesma atenção com a categoria médica”, disse.
Os profissionais relataram sobre a situação de algumas unidades de saúde e entregaram um documento com observações sobre as carências das unidades. Marco Antônio de Mattos se comprometeu a avaliar e fazer o que estiver ao alcance para mudar este cenário.
Participaram também o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Dr. Nelson Nahon e o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Francisco de Assis Romeiro Figueiroa Benício Coelho.
Fonte: FENAM