31/10/2017
31/10/2017
Amélia Pessôa, diretora financeira do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais recebeu, dia 27 de outubro, a Comenda de Honra à Ética. Concedida pelo CRMMG, a homenagem é um importante reconhecimento a dez médicos que, em toda a vida profissional, agiram com honradez e dignificaram a profissão.
Para receber a Comenda, o médico deve ser formado há pelo menos 25 anos e ter nos arquivos do Conselho Regional de Medicina um passado de ilibada conduta ética e moral. Todas as indicações são referendadas pela plenária do CRMMG.
O diretor-presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, fez parte da mesa de abertura que contou com os anfitriões Fábio Augusto de Castro Guerra, presidente do CRMMG; 1ª secretária do Conselho, Cláudia Navarro Carvalho Duarte; conselheiro federal Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen, e Maria Inês de Miranda, presidente da Associação Médica. A cerimônia foi conduzida pelo 2º vice-presidente do CRMMG, Cícero de Lima Rena.
Exemplo a ser seguido
Na abertura da cerimônia, o presidente do CRMMG, Fábio Augusto de Castro Guerra, lembrou que a cada ano apenas 10 médicos recebem a distinção criada com o objetivo de reconhecer e valorizar o bom desempenho ético da medicina.
Destacou que, num momento em que a categoria médica tem sido foco de críticas desmedidas, a Comenda adquire contornos ainda mais significativos: “Temos que valorizar o positivo, exaltar a conduta profissional na pessoa de cada um dos senhores que recebem essa honra e que demonstram seriedade e responsabilidade com a profissão, condições fundamentais e que tanto necessitamos nos dias de hoje”, disse.
Reforçou que o CRMMG espera que cada homenageado siga com o compromisso de divulgar a atuação ética na medicina como pilar fundamental da atividade: “Num momento em que a ética passa por tantos desafios, vocês são exemplos a serem seguidos pelos jovens médicos que chegam ao mercado de trabalho em um número cada vez maior. Parabenizo a todos com a certeza que acertamos na seleção dos homenageados’, finalizou.
Em suas palavras, Fernando Mendonça, diretor-presidente do Sinmed-MG, frisou a importância do evento: “Desde que a comenda foi instituída, em 2007, apenas 100 médicos receberam essa honra. É um orgulho muito grande para o sindicato ter um dos membros da sua diretoria homenageado”, disse. Mendonça lembrou o grande número de médicos que estão se formando e que precisam de bons exemplos: “As entidades médicas têm a obrigação de destacar isso, enquanto presidente do sindicato e parceiro das outras entidades tenho a certeza que esse é o caminho: mostrar que mais importante do que realizar o sonho de ser médico é exercer a profissão com dignidade e com caráter”.
Entrega da Comenda à Amélia Pessôa
O conselheiro federal Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen foi designado para fazer a entrega da Comenda à diretora Amélia Pessôa. Na apresentação da homenageada, o conselheiro Cícero de Lima Rena destacou as mais de três décadas de dedicação e ética no exercício da profissão:
“Graduada em Medicina pela UFMG em 1986, atua como mastologista. Possui residência em Cirurgia Geral (Fhemig/HFR), especialização em Mastologia no Hospital Felício Rocho, com título de especialista pela AMB. Especializações em Gestão de Cooperativas Unimed (Fundação Unimed), Negociação no SUS (Fiocruz) e Regulação no SUS (Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa). Atua no Hospital Felício Rocho desde 1987 onde fez parte do Conselho Técnico. Ao longo de sua trajetória, sempre trabalhou na saúde pública. Com ampla atuação no associativismo, foi conselheira fiscal, diretora e presidente da Felicoop. Na Credicom, foi conselheira fiscal; integrou o Conselho de Administração da Fencom e foi delegada da Coopmed. Cooperada da Unimed-BH desde 1994, fez parte do Comitê de Especialidades e Conselho Técnico. Atualmente, é delegada da AMMG. No Sinmed-MG, foi secretária geral (2003 a 2013), presidente (2013/2016) e atualmente é diretora financeira (2016/2019)”.
A diretora agradeceu a homenagem e disse de seu orgulho em receber a distinção. Juntamente com Amélia Pessôa, foram homenageados os médicos: Elisabeto Ribeiro Gonçalves, Fausto Pacheco, Luis Otavio Savassi Rocha, José Carlos Bruno da Silva, José Maria Penido Silva, Lincoln Lopes Ferreira, Maria Albertina Santiago Rego, Maria da Consolação Vieira Moreira e Tarcizo Afonso Nunes. A emoção tomou conta de todos os discursos.
Fonte: Sinmed-MG