09/10/2017
09/10/2017
Os médicos da Prefeitura do Município de Colombo decidiram na última quinta-feira, em assembleia geral realizada no Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar), pelo término da greve da categoria e o retorno ao atendimento normal à população. Os profissionais permaneceram em greve desde o dia 13 de junho e reivindicam melhorias na estrutura das unidades, melhores condições de trabalho, reajuste salarial, entre outros.
Durante os quase quatro meses de paralisação, eles mantiveram o atendimento à população de 100% dos serviços de urgência e emergência e 60% de atendimentos eletivos. Durante a greve os médicos ganharam na Justiça uma liminar que suspende o ato administrativo da Prefeitura de Colombo que alterava as condições de trabalho dos concursados em 2011 para o cargo de plantonistas com jornada em turno de plantão de 12 horas semanais. Sem nenhuma negociação com a categoria e o Simepar, a Prefeitura alterou a jornada de trabalho dos profissionais de 12 para 20 horas semanais, sem nenhum aumento nos salários.
Para o diretor do Simepar e também médico da Prefeitura de Colombo, Wagner Sabino, foi uma greve longa e que só foi possível pelo apoio e a compreensão que os profissionais tiveram da população da cidade. “Conquistamos alguns avanços como: manutenção da carga horária do concurso público, a reposição das perdas salariais dos últimos anos. Como também a reposição do número de médicos no Pronto Atendimento do Alto Maracanã e ainda temos a promessa da administração municipal que o quadro de médicos será recomposto nas outras unidades de saúde do município”, explicou ele.
O presidente do Simepar, Mario Antonio Ferrari reafirmou que o Sindicato continuará lutando ao lado dos médicos de Colombo contra as inúmeras tentativas do poder público de precarizar através de tentativas de terceirização da contratação de médicos as condições de trabalho da categoria. “No decorrer da greve foi registrado a exoneração de mais de 80 médicos. E infelizmente, muitas dessas vagas não são preenchidas rapidamente, tornando o atendimento à população cada vez mais precário e demorado”. Finalizou o dirigente.
Na próxima quinta-feira, os médicos da Prefeitura de Colombo e Simepar irão realizar uma manifestação em agradecimento ao apoio e a compreensão dos moradores de Colombo á paralisação. A manifestação ocorrerá no Pronto Atendimento do Alto Maracanã.
Fonte: Simepar