MG: Sindicato conversa com estudantes no IV fórum de discussão sobre a formação de futuros médicos

13/09/2017

MG: Sindicato conversa com estudantes no IV fórum de discussão sobre a formação de futuros médicos

13/09/2017

O diretor de Comunicação do Sinmed-MG, Jordani Machado, e o diretor de Pesquisas e Projetos do sindicato, também diretor da Associação Médica, Odilon Gariglio, participaram do “IV Fórum de Discussão sobre a Formação de Futuros Médicos – Qualidade de Ensino das Escolas Médicas”. O evento aconteceu no dia 12 de setembro, no auditório da Associação Médica de Minas Gerais. O sindicato é um dos parceiros, juntamente com o Conselho Regional de Medicina da Comissão de Ensino da AMMG.

Maria Aparecida Braga, coordenadora da comissão, abriu o evento, falando da importância da busca de ideias para a solução dos intensos e graves problemas que afetam a formação do médico.

O representante do Sinmed-MG, Jordani Machado, lembrou a existência de mais de 300 escolas médicas, e o afunilamento cada vez maior do mercado provocado pelo grande número de formandos. Segundo ele, para se distinguir dos demais, o estudante, assim como o médico, não pode parar de estudar nunca, buscando sempre agregar novos conhecimentos. “Quem está aqui já está saindo na frente”, avaliou.

Destacou que a função do sindicato como entidade representativa dos futuros médicos é contribuir na luta por condições dignas de formação do estudante e de trabalho ao médico , inclusive com melhor remuneração: “O sindicato está aberto para vocês”, finalizou.

Maria Inês de Miranda, presidente eleita para a gestão 2017-2020 da Associação Médica de Minas Gerais, também falou do dever da AMMG de participar da formação médica e nas discussões sobre a qualidade de ensino. Segundo ela, a frase “O aluno está no século XXI, os professores no século XX e as faculdades, às vezes, no século XIX” reflete uma realidade ainda existente na formação do médico. Destacou que os futuros formandos precisam estar mais preparados, muito além do aspecto técnico, para enfrentar os desafios que se apresentam.

Filipi Naback, presidente da SAMMG (Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais), também falou da importância do fórum para discutir a qualidade do ensino e a interação entre estudantes, professores e faculdades. Reforçou a importância dos estudantes se fortalecerem, junto com as entidades representativas, para busc ar condições ideiis para o exercício da Medicina.

O diretor da AMMG, com representação também no Sinmed-MG, Odilon Gariglio, falou sobre “Estratégias para comunicação entre as entidades “, destacando os esforços realizados para a comunicação do Fórum, a definição das melhores ferramentas e a atuação do time de comunicação, visando, entre outros objetivos, ampliar a adesão ao evento. Esforços bem sucedidos: dos quatro fóruns, esse foi o que obteve maior público.

O tema central do evento, desenvolvido pela professora da UFMG, Rosa Malena Delbone, foi “Metodologias de aprendizagem utilizadas na educação médica contemporânea”. A professora fez uma abordagem das diversas metodologias existentes, e os novos conceitos para o aprendizagem, onde o professor é um facilitados e o aluno o ator principal. Abordou também os aspectos que facilitam a aprendizagem, como o ambiente propício e a sensação de aplicação imediata, a motivação, e os trabalhos em equipe e em grupo.

Os outros temas do fórum foram: “Firmando Parcerias – Aspectos práticos – como avançar?”, com apresentações de Augusto Sacalabrini sobre “Simulação”, e Luana Reis de Miranda e Leonardo Carvalho da Paixão sobre “ Ligas Acadêmicas – Medicina Baseada em Evidências – Experiência da UFMG”. O diretor Odilon, também compôs o bloco sobre parcerias.

A última apresentação da noite foi “Ensino da Patologia Clínica nas escolas médicas – um olhar critico”, com o presidente do departamento de Patologia Clínica da Associação Médica, Leonardo de Souza Vasconcellos.



Fonte: Sinmed-MG

whatsapp button