27/07/2017
27/07/2017
Médicos da Fundação Hemominas participaram, no último dia 18 de julho, de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no Sindicato dos Médicos de Minas Gerais. Durante a reunião, os profissionais relataram vários problemas relacionados à Fundação, esquema de rodízio aos sábados (três vezes por mês, com folga durante a semana); falhas do sistema operacional adotado pela entidade; falta de manutenção de equipamentos e mobiliário; desorganização do serviço; não liberação dos médicos para participarem de congressos; treinamentos realizados em horários não compatíveis com o trabalho, falta de transparência e diálogo com os gestores, entre outros.
Com base nas reivindicações da categoria, foi aprovada uma pauta. O documento foi enviado aos gestores, com solicitação de providências e do agendamento de uma reunião com a direção do Hemominas, o mais rápido possível.
Essa é a pauta de reivindicações dos médicos da Fundação Hemominas:
1. Solicitar a definição de um Responsável Técnico – Hematologista – para a aférese.
2. Adequação da aférese terapêutica, incluindo reconhecimento de sobreaviso dos médicos que a executam.
3. Solicitar normatização de adicional para trabalho aos finais de semana, ponto facultativo e feriado.
4. Recomposição da equipe do ambulatório e da triagem clínica, garantindo a presença de pelo menos 3 médicos por turno na triagem, além dos escalados para o SAMD e Aférese. Realizar planejamento adequado de médio e longo prazo da composição e recomposição dos Recursos Humanos.
5. Possibilitar o cumprimento da jornada de trabalho na forma de jornada diária ou em escala de 12 horas seguidas e sem a obrigatoriedade de cumprir intervalo de uma hora para almoço.
6. Horários de funcionamento das UFH da região metropolitana visando melhor aproveitamento dos recursos.
7. Adequação da jornada em trabalho externo com compensação de horas extras.
8. Pagamento de seguro de vida para os profissionais que realizam a coleta externa, verificação de agências transfusionais e assistências hemoterápicas.
9. Possibilitar a liberação dos médicos para capacitação continuada, dentre as quais, realização de cursos, participação de congressos e mestrado/doutorado.
10. Consultar os médicos para a elaboração do Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT) dos setores.
11. Participação dos médicos da Fundação Hemominas e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais na elaboração de propostas para a categoria e de alterações na GIEFS.
12. Realizar avaliação do PGDI conforme os itens discutidos e pactuados ao longo do ano.
13. Reposição e aquisição de equipamentos necessários ao atendimento da população, com adequada manutenção.
14. Concretizar a criação e implantação do plano de contingência no Sistema Hemote Plus de forma a permitir atendimento aos candidatos a doação nas situações de falta de energia elétrica na instituição ou quando o sistema estiver “fora do ar” (não funcionante).
15. Obter aperfeiçoamento do sistema de Prontuários eletrônicos/sistema digital, permitindo a integração/interface com os dados laboratoriais e outras melhorias necessárias à adequada assistência a ser prestada aos pacientes.
16. Garantir a manutenção do plantão alcançável do Ambulatório.
Outras providências definidas durante a AGE
· Comunicar ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais que não houve eleição do Diretor Clínico do Hemocentro de Belo Horizonte, elaboração do Regimento Interno do Corpo Clínico e eleição do Comitê de Ética Médica.
· Informar ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais que o setor de Aférese do Hemocentro de Belo Horizonte não está sob a responsabilidade técnica de um médico especialista em Hematologia/Hemoterapia.
Regina Perillo
Assessoria de Comunicação
Fonte: Sinmed-MG