12/06/2017
12/06/2017
O ciclo de palestras do III Fórum Previdenciário e Trabalhista da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) foi encerrado neste sábado (10) com a aula do procurador do Trabalho do Ministério Público da União, Dr. Valério Heringer, que falou sobre “Reforma Trabalhista e o Impacto nas Relações de Trabalho Médico”.
Para o especialista as mudanças visam apenas a redução de custos para as empresas, principalmente por permitir a ampliação do trabalho temporário, e objetiva também aumentar o campo da negociação coletiva.
Outro ponto preocupante, para Heringer, é o aumento da jornada de trabalho, atualmente restrita a oito horas (44 horas semanais) . “Será cada vez mais comum jornadas de 12 horas e isso é causa de grande preocupação, porque tem efeitos na saúde do trabalhador”, apontou.
Heringer destacou ainda ser preocupante a proposta de dispensa da assistência sindical e do Ministério do Trabalho por ocasião da rescisão dos contratos de trabalho. Para ele, sem a homologação, o trabalhador estará sozinho e não conseguirá questionar valores.
O encerramento da jornada de palestras foi marcado pelo debate sobre “A Reforma Trabalhista” que teve como mediador o advogado do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Dr. Luiz Télvio Valim.
Sobre o evento
O III Fórum é realizado em parceria entre a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), e tem o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre os impactos dos direitos trabalhistas após a Reforma da Previdência.