FENAM se manifesta em favor dos médicos de Caxias do Sul (RS)

05/06/2017

FENAM se manifesta em favor dos médicos de Caxias do Sul (RS)

05/06/2017

Para manifestar apoio e suporte a classe, a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) representada pelo diretor de Assuntos Jurídicos, dr. Eglif de Negreiros Filho, juntamente com o presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul (RS) e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico da FENAM, dr. Marlonei Santos, participaram de coletiva de imprensa, se reuniram com a Promotoria de Justiça Especializada e com Vice-prefeito de Caxias do Sul, nessa quinta-feira (1). 

Em coletiva de imprensa foi dito aos jornalistas sobre a situação que os médicos do Serviço Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul vivem atualmente. Logo depois, foi elaborada uma nota oficial da FENAM, Confederação Nacional dos Médicos (CNM) e do Sindicato dos Médicos relatando a falta de diálogo com a prefeitura da região. (Confira a nota na íntegra).

Além disso, foi entregue, em reunião, um documento redigido pela Comissão Representativa dos Médicos do SUS a promotora especializada na área de saúde, Adriana K. Diesel Chesini, expondo a precariedade no serviço de saúde em que os profissionais e a população caxiense estão passando. 

“O acumulo de pacientes nas salas de espera a demora no atendimento se deve unicamente pela deficiência de pessoal médico e de enfermagem, somada a falta de uma gestão qualificada”, dizem os médicos no documento. Foi relatado também que “[a greve] se agravou no atual governo municipal, por uma ausência de gestão competente por diretrizes inadequadas e por falta de diálogo”. 

Os profissionais afirmam que há um déficit de aproximadamente 35 médicos entre clínicos e pediatras no Postão 24h e que não há uma reserva técnica de médicos para o caso de superlotação.

No final do dia, houve uma reunião com o Vice-prefeito de Caxias, Ricardo Fabris (PRB/RS). 

whatsapp button