25/01/2024
25/01/2024
Na manhã de hoje, 25 de janeiro, a Fenam (Federação Nacional dos Médicos) recebeu a visita institucional da AgSUS (Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde – antiga Adaps). O encontro focou no fortalecimento dos laços entre as organizações e na elaboração de planos para futuros projetos em benefício da classe médica.
André Longo, presidente da AgSUS, parabenizou a Fenam pela nova gestão e Dra. Lúcia pela presidência.
Os diretores da AgSUS, Luciana Maciel e Williames Pimentel, destacaram a importância do diálogo entre as instituições.
Luciana Maciel, diretora Técnica da AgSUS, também parabenizou a Dra. Lúcia pela presidência e ressaltou a importância de serem trazidas à mesa questões difíceis de serem enfrentadas, como a tendência atual à privatização do SUS e a terceirização no serviço de saúde. A diretora pontuou, ainda, uma demanda que a AgSUS vem dando atenção especial, que é a questão do cuidado das trabalhadoras gestantes e o direito à licença médica. Ela fez um panorama geral dos programas médicos federais atualmente em vigor, dos números e área de lotação de médicos e das vagas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Explanou, ainda, a existência no cenário atual de dois programas distintos, Mais Médicos e Médicos pelo Brasil. Luciana mencionou a importância da potencialização das estratégias de supervisão e progressão dos bolsistas e médicos participantes desses programas, de modo a facilitar e tornar eficiente e transparente, a gestão da carreira e da formação médica para todos os envolvidos na rede de atenção e assistência: agência, tutores, bolsistas e usuários
Williames Pimentel, diretor Administrativo da AgSUS, elogiou a presidente da Fenam pela visão de conciliar segurança do trabalhador e eficiência no serviço.
Ele expressou o comprometimento da Agência com o diálogo, interesse público e amparo ao médico, incluindo fiscalização e relatórios sobre as condições de trabalho. Por fim, pediu confiança na nova gestão, reafirmando o objetivo comum de valorização e proteção ao sistema de saúde.
Dra Lúcia Santos traçou um panorama do movimento sindical médico no país e mencionou acerca do cenário atual de restruturação da Federação nesses 6 primeiros meses de seu mandato, além da importância da representatividade com a primeira presidente mulher em 50 anos da entidade.
Dr. Geraldo Ferreira Filho, tesoureiro da Fenam, falou sobre o acordo coletivo existente entre a Federação e a Agência, bem como a importância da elaboração de um cronograma do repasse das contribuições assistenciais dos médicos participantes do programa, para a saúde financeira e representatividade da Fenam, na proteção e visibilidade do trabalhador médico.
A troca de ideias entre representantes da Fenam e da AgSUS ressalta o comprometimento mútuo em buscar melhorias e avanços para a área da saúde, refletindo a importância da colaboração interinstitucional.