05/02/2025
05/02/2025
A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) participou, nesta terça-feira (4), de uma reunião por videoconferência com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior do Brasil (Fasubra) para discutir os impactos da Medida Provisória (MP) nº 1286/2024. A MP estabelece um reajuste de 9% para os servidores públicos federais, mas impõe um índice inferior — de apenas 4,5% — aos Técnico-Administrativos em Educação (TAE) que ocupam cargos de médico e médico veterinário.
Na reunião, a Fasubra esclareceu que a situação envolve uma única carreira, na qual os médicos estão incluídos, mas com uma tabela diferenciada, o que gerou essa problemática. A Fenam se disponibilizou para colaborar na resolução do impasse, ao tempo também que pede informações sobre o andamento das negociações.
A Federação reforça seu compromisso de apoiar os médicos e de trabalhar junto com outras entidades médicas nacionais para corrigir disparidades que impliquem na desvalorização da categoria.
Representaram a Fenam no encontro a presidente da entidade, Lúcia Santos, o diretor de Relações Institucionais e Sindicais, Jorge Darze, e o conselheiro fiscal, José Roberto Crespo.