Médicos do Programa Mais Médicos iniciam articulação para criação de entidade nacional com apoio da FENAM

05/01/2026

Médicos do Programa Mais Médicos iniciam articulação para criação de entidade nacional com apoio da FENAM

05/01/2026

Médicos do Programa Mais Médicos iniciam articulação para criação de entidade nacional com apoio da FENAM

Médicos que integram o Programa Mais Médicos para o Brasil iniciaram as articulações para a criação de uma instituição nacional voltada à representação específica da categoria. O programa federal de bolsas para a Atenção Básica reúne atualmente cerca de 27 mil médicos em todo o país. No Rio Grande do Norte, aproximadamente 500 profissionais atuam pelo programa, atendendo municípios e populações em áreas de maior vulnerabilidade.

Entre as principais pautas discutidas estão o reajuste do valor da bolsa que permanece há vários anos sem atualização, a indenização pelos anos trabalhados, a carga horária e as dificuldades recorrentes na complementação financeira por parte dos municípios, que, em muitos casos, apresentam atrasos nos repasses.

A articulação ganhou força a partir de reunião realizada com a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), que contou com a participação do presidente da entidade, Geraldo Ferreira, que também preside o Sindicato dos Médicos do RN – Sinmed RN; Francisco das Chagas (vice-presidente do Sinmed RN); Carlos Camacho (Presidente da Associação Médicos pelo Brasil – AMPB); Marcelino Cabral (vice-presidente da AMPB); Edmar Fernandes (Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará); José Murisset (diretor da FENAM) e Francisco Dias (representante do Mais Médicos no RN).



No encontro, foram definidos caminhos para a construção de uma representação nacional capaz de dialogar diretamente com o Ministério da Saúde e demais instituições relacionadas ao programa.

Com atuação nacional e presença em todos os estados brasileiros, a FENAM se colocou como apoiadora estratégica da iniciativa. Entre os encaminhamentos definidos está a cessão de espaço político e de infraestrutura da entidade, incluindo suporte administrativo, sede, secretaria e assessoria jurídica, com o objetivo de garantir o funcionamento adequado da nova organização.

A iniciativa busca fortalecer a representação coletiva dos médicos do Programa Mais Médicos, unificando pautas, ampliando a capacidade de negociação institucional e assegurando melhores condições de trabalho e valorização profissional para os participantes do programa em todo o país.

whatsapp button