11/06/2024
11/06/2024
A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) expressa seu profundo pesar pelo trágico falecimento do empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, ocorrido após a realização de um procedimento conhecido como peeling de fenol, no dia 3 de junho.
A Fenam lamenta o ocorrido e aproveita para destacar a importância da defesa do Ato Médico. Procedimentos estéticos realizados em áreas extensas do rosto, como o peeling de fenol, devem ser realizados exclusivamente por médicos.
Infelizmente, muitos médicos capacitados, que seguem estritamente os protocolos de segurança e qualidade, não recebem o mesmo destaque midiático quanto pessoas sem o menor preparo, mas que possuem maior visibilidade nas redes sociais. É alarmante que indivíduos se considerem especialistas após cursos online de poucas horas e continuem a realizar atendimentos e procedimentos como se fossem médicos.
Tão preocupante quanto, é a facilidade com que produtos como o fenol podem ser adquiridos. Uma rápida busca na internet revela diversos anúncios do produto, disponível sem qualquer exigência de prescrição médica.
A Fenam pede à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) maior fiscalização na comercialização do fenol para uso na área da saúde. Além disso, é imprescindível uma regulamentação mais rígida quanto ao uso de técnicas e substâncias de alto risco por profissionais não médicos.
A presidente da Fenam, Dra. Lúcia Santos, reforça: “A defesa do Ato Médico é fundamental para garantir a segurança e a saúde dos pacientes. É imprescindível que as autoridades competentes intensifiquem a fiscalização e regulamentação para garantir a segurança dos pacientes. Não podemos permitir que vidas sejam colocadas em risco por práticas irresponsáveis. A Fenam reitera seu compromisso com a defesa da prática médica responsável e segura”.