BA: Ação do Sindimed para a Campanha Setembro Amarelo é boicotada

11/09/2017

BA: Ação do Sindimed para a Campanha Setembro Amarelo é boicotada

11/09/2017

Com o objetivo de divulgar amplamente na cidade a Campanha Nacional Setembro Amarelo 2017, o Sindicato dos Médicos da Bahia tentou “vestir” a escultura As Meninas do Brasil, da artista Eliana Kertész, mais conhecida como as Gordinhas de Ondina, como foi feito no ano passado.

Diferente do que foi a repercussão desta ação em 2016, que gerou interesse nacional, estimulando ainda mais o debate sobre a importância da prevenção do suicídio, este ano o Sindicato enfrentou sério empecilho: por duas vezes, nos dias 2 e 8 deste mês, as roupas foram retiradas por pessoa ou órgão desconhecidos.

A fim de esclarecer a autoria, o sindicato entrou em contato com a prefeitura, que afirmou não ter sido a responsável pela retirada das roupas. Inclusive foi apresentado ao órgão, o documento de autorização assinado pela artista em vida, documento utilizado para a campanha do ano passado. Por fim, resta a dúvida sobre a quem interessa atrapalhar uma iniciativa que tem o intuito estritamente voltado para o bem coletivo, e que busca salvar vidas que podem ser preservadas apenas com mais informação e debate na sociedade.

Apesar do boicote, o Sindimed continuará realizando as ações previstas de divulgação da campanha, como a divulgação da série de vídeos com artistas e profissionais de saúde, alertando para a importância do tratamento correto das doenças mentais que podem acarretar em suicídio, que podem ser conferidos no nosso canal do Youtube e página do Facebook. Além dos vídeos, a edição de setembro do Projeto Fim de Tarde, que será realizada dia 29, terá como tema este assunto.


Fonte: Sindimed-BA

whatsapp button