BA: Diretoria do Sindimed instala nova Comissão Eleitoral

19/04/2018

BA: Diretoria do Sindimed instala nova Comissão Eleitoral

19/04/2018

O processo eleitoral do Sindimed chegou a um impasse que impediu a definição da nova diretoria. Diversas ocorrências concorreram para a indefinição, culminando com a renúncia coletiva dos membros da Comissão Eleitoral, no dia 5 de abril. Diante disso, para garantir que o processo tenha um desfecho, a diretoria do Sindicato reuniu-se no dia 18 e nomeou uma nova Comissão Eleitoral que assume o processo eleitoral a partir de agora.

Entre os problemas ocorridos nas eleições, destacou-se o fato de que houve participação insuficiente dos médicos do interior, decorrente de falhas dos Correios, dado que a votação desses associados é feita através de correspondências. Mesmo os votos captados não puderam ser totalmente apurados devido a questionamentos das chapas sobre sua validade, já que uma quantidade significativa não apresentava data indicativa da postagem.

Além disso, acordo feito entre as chapas, que permitiu a inscrição de médicos que não preenchiam os requisitos previstos no Estatuto, foi questionado por alguns médicos, que ingressaram com ações na Justiça do Trabalho pedindo a anulação das eleições.

A mediação solicitada ao Ministério Público do Trabalho, ocorrida no dia 17 de abril, não foi capaz de produzir um acordo entre as chapas para superar os questionamentos. Assim, a diretoria do Sindicato abriu discussão sobre a necessidade de retomar o processo eleitoral e, nesse sentido, foi nomeada uma nova Comissão Eleitoral – composta por Ivanilda Brito (presidente do Sindsaúde-BA), Ailton de Jesus Araújo (Sindicato dos Bancários), José Lourenço de Souza Dias (APLB-Sindicato) -, que analisará as decisões da comissão anterior e decidirá os encaminhamentos para a definição da nova gestão.

Diante do exposto, causa estranhamento que a Chapa 2 tenha se manifestado em redes sociais proclamando sua vitória no pleito. A chapa acompanhou todos os problemas aqui relatados, se interpôs contra a apuração dos votos restantes dos colegas do interior e foi uma das que solicitou a intermediação do MPT, portanto, tem conhecimento pleno de que a eleição está inconclusa.

Qualquer manifestação que afirme resultado final das eleições do Sindimed, venha de onde vier, só pode ser entendida como iniciativa de má fé e merece repúdio da categoria médica.


Fonte: Sindimed-BA

whatsapp button