BA: Médico é demitido após criticar condições de trabalho em hospital de Poções

11/08/2017

BA: Médico é demitido após criticar condições de trabalho em hospital de Poções

11/08/2017

O Sindimed recebeu denúncia de mais uma demonstração notória de perseguição ao profissional médico e, por consequência, de descaso com a saúde pública na Bahia. Desta vez partiu de Poções, onde há 15 dias, um médico do Hospital São Lucas, foi sumariamente demitido em retaliação às críticas que vinha fazendo referentes a condições de trabalho, estrutura da unidade e protocolo de atendimento aos pacientes do Sus. A denúncia foi acolhida pelo presidente do Sindicato, Francisco Magalhães, e será encaminhada ao Ministério Público do Trabalho, cobrando reparação.


De acordo com o profissional, a demissão foi feita por telefone, e como ele não possui nenhum tipo de vínculo empregatício, assim como todos os outros médicos que trabalham no hospital, não recebeu seus direitos trabalhistas. “Eu sempre recebi meu salário de formas diferentes, às vezes através de cooperativas, outras vezes de forma direta”, relatou. O médico informou que já buscou apoio jurídico para garantir os seus direitos.


Falta de estrutura e desrespeito ao Sus


Entre os graves problemas que o médico vinha apontando, desde quando começou a trabalhar no Hospital há oito anos, estão a falta de eletrocardiograma e de sala de emergência, e a imposição de pagamento de exames e medicamentos direcionada aos pacientes do Sus. Outra crítica, e que ocasionou na sua demissão, foi sobre a restrição alimentar imposta aos funcionários.


A comunidade tem se manifestado publicamente contra a demissão do médico, a exemplo de campanha em rádio, e caminhadas, sendo a mais recente realizada na manhã desta sexta-feira (11) que teve concentração em frente ao hospital e seguiu pelo centro da cidade, além da sessão na Câmara de Vereadores que será na próxima segunda-feira (14).


Fonte: Sindimed-BA

whatsapp button