13/11/2017
13/11/2017
Um município que há 15 anos não tem concurso, fato que atinge diretamente a categoria médica. Essa foi a realidade encontrada pelo Sindimed em visita à cidade de Paulo Afonso, no norte do estado, na última quarta-feira (15). O presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, foi convidado a visitar a região pelos profissionais que tinham diversas dúvidas, sobretudo na área de direitos trabalhistas. Durante a visita o presidente também esteve na Secretária de Saúde da cidade e no Ministério Público.
Na reunião, que aconteceu no Hospital Nair Alves de Souza, os profissionais demonstraram a preocupação com a possível mudança da gestão. A informação é que existe a possibilidade de a Chesf, atual gestora do hospital, reformar o equipamento para posteriormente entregar a gestão, fato que está causando a incerteza sobre os rumos da administração do hospital.
Prefeitura faz seleções temporárias em detrimento do concurso público
Os médicos relataram que houve a publicação de edital para realização de concurso em 2008, mas devido a supostas irregularidades o mesmo foi cancelado. Entretanto, mesmo sob alegação da impossibilidade de fazer o concurso a prefeitura da cidade realizou recentemente Processo Seletivo Simplificado, para contratação de médicos, através de Contrato Administrativo por Tempo Determinado.
Consultoria jurídica
Ainda na reunião, os profissionais contaram com a consultoria do advogado Celso Vedovato representante do Jurídico do Sindimed, que ficou à disposição dos profissionais para tirar dúvidas. Dentre elas, sobre questões trabalhistas, como é o caso da carga horária legal de trabalho, quantidade de vínculos, direitos e deveres com os pacientes, sigilo médico em redes sociais, entre outras dúvidas.
Fonte: Sindimed-BA