BA: Sindimed lança campanha em defesa do Médico Residente

10/04/2018

BA: Sindimed lança campanha em defesa do Médico Residente

10/04/2018

O modelo da Residência Médica é, reconhecidamente, o padrão-ouro para a formação do médico especialista. Conta com uma legislação, aperfeiçoada ao longo dos anos, que define os direitos e deveres dos médicos residentes bem como o conteúdo programático mínimo para cada área de atuação.

Entretanto, muitas vezes o modelo é desvirtuado, sendo utilizado para preencher lacunas da assistência na unidade de saúde sem correspondência no aprendizado, como comprovam as denúncias que o sindicato vem recebendo nos últimos anos. Entre os principais problemas citados são o excesso de carga horária, ausência de supervisão e conteúdo teórico deficiente. Alguns médicos relatam trabalhar mais de cem horas semanais.

Com intuito de conhecer a realidade atual dos médicos residentes e dar encaminhamento aos órgãos competentes (CEREM / CNRM), o Sindimed criou um questionário com algumas informações sobre o programa de residência. As informações do médico não serão reveladas, nem mesmo ao CEREM, evitando assim a personalização e eventuais retaliações.

A iniciativa está sendo compartilhada com a Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), a qual vem denunciando o problema a nível nacional.

Conheça os principais limites estabelecidos em lei para o médico residente:

Carga horária: 60h/semana
Carga horária máxima em regime de plantão: 24h/semana
Carga horária atividades teórico-práticas: mínimo de 6h por semana

Fonte: Sindimed-BA

whatsapp button