21/07/2017
21/07/2017
No final do primeiro dia do X Foro Iberolatinoamericano de Entidades Médicas (FIEM), nessa quinta-feira (20), na cidade do Panamá, houve a solenidade de abertura que contou com a participação do presidente da Federação Nacional dos Médicos, Jorge Darze.
A mesa de abertura foi presidida pelo presidente da Confederação Médica Iberolatinoamericana e Caribe (CONFEMEL), que é brasileiro e conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante, ao lado de representantes do Colégio Médico daquele país e da vice-ministra de Saúde do Panamá, Itza Barahona de Mosca.
Na ocasião, os participantes manifestaram preocupação com a Saúde Pública mundial e a importância do papel da CONFEMEL neste debate.
A expectativa é que o FIEM pode se constituir em um importante instrumento de denúncia, sobre todos os problemas que atingem os povos desta região, assim como também mostrar a situação precária de trabalho dos médicos de todo o mundo. O documento final será divulgado ao final do evento e encaminhado à Associação Médica Mundial e aos governos que fazem parte deste campo de atuação da CONFEMEL.
Darze destacou que este documento poderá ser utilizado como instrumento de denúncias. “Com este documento as entidades podem denunciar e cobrar ações do poder público para resolver os problemas que atingem o atendimento à população de todo o mundo e a garantia do exercício ético da medicina” ressaltou.
FIEM
O evento acontece até este sábado (22) e tem o objetivo de debater sobre o exercício profissional dos médicos e dos reflexos da remuneração e das condições de trabalho desses profissionais das regiões: América Latina, Caribe e Ibero-Americana.
Confira a pauta do dia 20 de julho
JURVES 20 DE JULIO
8:30 am. ACREDITACION Y ENTREGA DE DOCUMENTACIÓN
9:00am. 1era. MESA REDONDA
SEGURIDAD DEL PACIENTE
Moderadora: DRa. Raquel G. de mock.
Ponentes:
Dr. Serafin Romero Auit de España.
Dra. Suyapa Figueroa de Honduras.
Dr. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti de Brasil.
11:00 – 11:25 am. PAUSA CAFÉ
11:30 – 1:00 pm. 2da.MESA REDONDA
CALIDAD EN LA FORMACIÓN ACADÉMICA MÉDICA
Moderador: Dr. Alfredo Macharaviaya Allen
Ponentes:
Dr. Marion Ramírez Carranza de Costa Rica.
Dr. Álvaro Dendi de Uruguay
Dr. Francisco Basurto Casanova de México.
1:00 – 1:20 pm. Conclusiones Mesas 1 y 2
1:20 – 2:20 pm. Almuerzo
2:30 – 5:30 pm. 3era. MESA REDONDA
ACCESO JUSTO A LOS MEDICAMENTOS
Moderador: Dr. Juan José Rodriguez Sendín.
Ponentes:
Dr. Jorge Coronel de Argentina
Dr. Serafín Romero Aguit de España.
Dr. Juan Carlos Batista de Panamá.
4:00 pm. Conclusión Mesa N 3
4:15 – 5:30 pm. Exposiciones
La Visión de la Medicina – Dr. Prof. Leonid Eidelman
Presidente del Colegio Médico de Israel
Confira as fotos do evento
Fonte:
FENAM