18/08/2017
18/08/2017
O Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), José Antônio Alexandre Romano, participou nessa quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, das visitas de Avaliação de Programas de Residência Médica, no município de Araguaína (TO).
As visitas fazem parte das ações da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) que tem a incumbência de fazer as visitas de credenciamento, recredenciamento e avaliação dos programas. 
“ Fizemos uma visita para verificar a possibilidade de credenciamento do Hospital de Doenças Tropicais e outra para avaliação no Hospital Regional de Araguaína, que há dois anos iniciou o programa. Então está sendo feita uma reavaliação destas residências e nós entramos em contato com os chefes de serviços, apoios e os residentes. É muito importante que a FENAM veja, in loco, o que está acontecendo, pois é uma reivindicação do movimento que estas avaliações sejam feitas”, declarou Dr. Romano.
O presidente da FENAM, Jorge Darze, comemorou a retomada das agendas da CNRM. “O que ocorria antes, quando o Ministério da Educação não disponibilizava recursos para que esta comissão pudesse desempenhar seu papel, era algo inaceitável”, destacou.
Ao lado disso, a FENAM também constatou uma grave situação no funcionamento do Sistema Público de Saúde, nesta cidade. A FENAM assumiu o compromisso de solicitar audiência junto ao governo municipal a fim de esclarecer as razões que comprometem o funcionamento do SUS e reivindicar medidas que possam resolver esta crise.
Fonte: FENAM