26/10/2017
26/10/2017
O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu com a administração pública do município de Cariacica. A reunião contou com a presença das Secretarias de Saúde e Governo da gestão do prefeito Juninho. A principal pauta da reunião foi o decreto nº 127 de 29 de setembro do município.
Foi apresentado pelo Simes e pelos médicos de Cariacica a proposta com as reivindicações da categoria. Entre as pautas estavam diversos pontos em que o Decreto falha com o servidor público da saúde e o expõe a sobrecargas de trabalho que afetam, diretamente, o padrão de qualidade do atendimento ao paciente.
‘A intenção do gestor, segundo os secretários, era possibilitar que o próprio médico aumentasse seu salário através do cumprimento de metas e da resolutividade. Contudo, a classe não foi ouvida sobre os perigos que essa sobrecarga pode causar no paciente. Fora que, em alguns casos, médicos ficam à mercê da baixa demanda para garantir um salário que já é baixo, em dias de feriado e chuva, em locais de difícil acesso, por exemplo.”, afirmou o vice-presidente do Simes, Dr. Rogenir Rodrigues. O município de Cariacica, hoje, paga o menor salário da Grande Vitória para os 255 médicos que prestam serviço público na cidade.
A secretária de Saúde, Stéfane Legran, garantiu que a intenção do município é aumentar o ganho dos médico com o cumprimento dessas metas e, consequentemente, cumprir com sua obrigação enquanto gestora municipal de saúde, que é o atendimento básico aos seus munícipes. Os gestores pediram um prazo para estudar as propostas da categoria e apresentar uma resposta no dia 21 de novembro, em nova reunião com a classe, às 9 horas, na sede da Prefeitura de Cariacica. Além das questões relacionadas ao Decreto 127, a categoria pontuou as condições de trabalho e a ausência de medicamentos que ocorre em unidades de saúde específicas.
DÓRIO SILVA
O vice-presidente do Simes, Dr. Rogenir Rodrigues, participou da solenidade de posse da nova Diretora Clínica do Hospital Dório Silva, a Dra Elisa Leal Suzano, no Auditório do Hospital. A solenidade apresentou, ainda, a nova Comissão de Ética do Dório Silva.
Fonte: Simes