06/09/2017
06/09/2017
A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) participou nesta quarta-feira (6), da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho da Mesa de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), em Brasília (DF). A instituição é representada pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Dr. Eglif de Negreiros, que foi convidado a fazer parte da bancada dos trabalhadores.
O Grupo de Comunicação é resultado das solicitações das entidades que compõem a MNNP-SUS, que após alguns estudos, avaliaram a necessidade de maior divulgação de suas ações. Sua formação ficou composta por seis membros titulares (três da bancada do governo e três dos trabalhadores).
Dr Eglif foi convidado para fazer parte como titular da bancada e fala sobre a importância do novo grupo. “Vamos trabalhar com uma ampla campanha de divulgação das ações da MNNP-SUS, para que todas as entidades, médicos e demais profissionais de saúde, conheçam as ações debatidas,” destacou.
Representando a bancada do Governo, Janaína Fernandes da Silva, do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), explicou que essa primeira reunião foi proveitosa, pois os membros tiveram a oportunidade de elaborarem um plano de comunicação para ser implementado nos próximos meses. “Nos primeiros meses iremos colocar algumas ações em prática como teste, faremos o monitoramento dos resultados e caso seja necessário, vamos readequar”, disse.
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) foi representada por Leandro de Oliveira, que destacou a importância do planejamento.“ Hoje saímos com um saldo super positivo, pois vamos colocar em prática as ações desta Mesa que acontece desde 1995, e que durante há algum tempo tínhamos planejado a divulgação”, disse.
A próxima reunião do GT de Comunicação já ficou agendada para o dia 25 de outubro, onde os membros poderão avaliar os resultados das primeiras ações de divulgação.
O que é
A MNNP-SUS conta com a participação da FENAM, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (condsef), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), gestores públicos e de serviços privados, conveniados ou contratados do SUS e entidades sindicais nacionais representativas dos trabalhadores, garantindo a participação efetiva de todos os envolvidos na construção do sistema de saúde brasileiro.
A finalidade é discutir a estrutura e a gestão administrativa do SUS, instituindo processos para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações funcionais e de trabalho entre os profissionais.
Fonte: FENAM