FENAM se reúne com secretário de Saúde de Duque de Caxias (RJ)

09/01/2018

FENAM se reúne com secretário de Saúde de Duque de Caxias (RJ)

09/01/2018

Nesta segunda-feira (8), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr, Jorge Darze, junto com os delegados da entidade estiveram com o secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias (RJ), José Carlos de Oliveira, para tratar da crise da Saúde do município.


 

Em dezembro, a greve dos servidores municipais foi suspensa, após acordo com a prefeitura, graças às incansáveis reivindicações do presidente da FENAM, Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e trabalhadores da Saúde. 


 

De acordo com Darze, os trabalhadores vão manter em “estado de greve”, até que os salários sejam totalmente regularizados. O governo propôs um parcelamento da dívida, e que o valor seria quitado até março de 2018. 


 

No entanto, além do atraso dos pagamentos, segundo o presidente da entidade, há um grupo considerável de médicos que receberam descontos dos salários por faltas.  “Essas faltas são arbitrárias, porque a greve era legal, com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, portanto, não havia justificativa para aplicar a falta e nem descontar do salário”, relata Darze. Ele disse ainda que há casos em que foi descontado integralmente o salário.  


 

O secretário de Saúde afirmou que iria marcar uma audiência com a assessoria jurídica da Secretaria de Saúde com esses profissionais entre quarta e sexta-feira desta semana para resolver essa situação. 
 


Assembleia 


 
Na noite desta segunda-feira, foi realizada uma assembleia com os médicos para discutir a proposta da Secretaria. Os presentes aprovaram a continuidade do “estado de greve” e aguardará os desdobramentos do acordo com o governo e se os pagamentos serão feitos corretamente, caso contrário, haverá outra assembleia para decidir sobre a voltar à greve. 


 

Fonte: FENAM

whatsapp button