FENAM sedia a 79ª Reunião Ordinária da MNNP-SUS

05/12/2017

FENAM sedia a 79ª Reunião Ordinária da MNNP-SUS

05/12/2017

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) recebeu, nesta terça-feira (5), a 79ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS) no auditório da Confederação Nacional dos Médicos (CNM), em Brasília-DF. A instituição foi representada pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Dr. Eglif de Negreiros.

O encontro teve como pauta a apresentação do protocolo sobre fluxo de abordagem e registro dos episódios de violência nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde, por Maria Inez Ribeiro Oliveira e Ilda Aparecida Carvalho Alexandrino, da Mesa Municipal de Belo Horizonte, e a discussão do planejamento da Agenda da MNNP-SUS 2018. 

Além disso, a mesa também discutiu o cronograma de atividades do III Encontro Nacional das Mesas de Negociação do SUS, apresentado por Janaína Fernandes da Silva, do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), e debateu sobre a valorização da enfermagem na rede pública.

O coordenador da bancada dos trabalhadores da MNNP-SUS e representante da Federação Interestadual de Odontologia (FIO), Wellington Moreira Mello, agradeceu a FENAM por ter concedido o espaço e ressaltou a importância da MNNP-SUS para discutir as ações a serem implementadas no mundo do trabalho e por desfazer conflitos existentes entre categorias e entre governo e trabalhadores.

Em relação à Mesa, Mello demonstra insatisfação com o ano de 2017: “Pra ser sincero, nós tivemos alguns avanços. Mas, no geral, tivemos muitas derrotas. Os desafios foram grandes, nós não vencemos e estamos tendo perda com as medidas do Governo Federal, dentre elas as reformas trabalhista e da previdência, que vêm retirando direitos da CLT que foram conquistados há anos”.

Dr. Eglif de Negreiros também destacou a importância da Mesa: “A MNNP-SUS é importante por conseguir reunir entidades médicas de todo o Brasil na busca de negociações entre governo e trabalhadores”.


Fonte: FENAM

whatsapp button