FENAM visita Sergipe para avaliar a situação da categoria médica no estado

06/06/2017

FENAM visita Sergipe para avaliar a situação da categoria médica no estado

06/06/2017

Os presidentes Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Otto Baptista e da Confederação Nacional dos Médicos (CNM), Geraldo Ferreira visitaram, na última semana, a capital do estado de Sergipe (SE), Aracaju, para avaliarem a situação dos médicos. O objetivo é avaliar a Saúde Pública do Brasil.
 

Veja o resumo das ações realizadas pela diretoria da FENAM: 
 

Na quinta-feira (2), os gestores reuniram-se com representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindmed), na sede da instituição. No período da tarde os dirigentes participaram da assembleia geral que teve como pauta principal a avaliação das pendências do salário de dezembro de2016, onde a prefeitura acordou em pagar o valor em atraso em duas parcelas, sendo os pagamentos nos dias 20 de maio e 20 de junho, reorganização do trabalho médico, ponto eletrônico, entre outras.
 

Os representantes da Fenam e da CNM esclareceram alguns pontos chaves sobre questões trabalhistas. Dr. Otto Baptista lembrou que a FENAM atua insistentemente para que os profissionais tenham melhores condições de trabalho e para que também conquistem o Piso FENAM ( R$ 13.847,93). “Nossa luta é diária. Batalhamos incansavelmente para atingirmos os maiores objetivos para nossa classe, que é atingir um piso salarial digno e também melhores condições de trabalho e de atendimento aos pacientes”. 

 

Geraldo Ferreira destacou que essas visitas são muito importantes para traçar um panorama nacional da Saúde. “Sabemos que as lutas são as mesmas na maioria dos estados, ou seja, muita demanda e poucos profissionais, onde fica ainda mais difícil manter um atendimento de qualidade. Nessas visitas, lutamos e estimulamos que os governos abram mais vagas em concursos e também por planos de cargos e carreiras, com isso estamos protegendo os trabalhadores”. 
 

Hospital de Urgência de Sergipe 
 

Na noite do mesmo dia, a equipe da direção da FENAM visitou o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e constatou precárias condições de trabalho. Otto observou a mesma realidade de grande parte do país, como superlotação em todas as alas, problemas de ordem estrutural como a falta de climatização, carência de materiais básicos e a consequência disto tudo é o sacrifício do profissional. “Estamos fazendo esta ronda por todos os estados e vamos criar um documento e o levaremos até à Secretaria de Direitos Humanos em Brasília (DF) e conforme for levar a Corte Interamericana de Direitos Humanos”, enfatizou. 
 

O secretario de Relações Trabalhistas da FENAM, José dos Santos Menezes, acompanhou o presidente e destacou que a demanda excessiva se deve ao fato da inoperância dos hospitais interioranos.

 

Visita à Secretaria de Saúde 

 

Na manhã de sexta-feira (2), as entidades médicas reuniram-se com o secretário de estado da Saúde, José Almeida Lima, para discutir sobre a saúde no estado.
 

Para o presidente da CNM Geraldo Ferreira Filho é importante que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tome providências urgentes no que diz respeito a ampliação de leitos hospitalares e que o mais rápido possível o estado realize concurso público com objetivo de regularizar as escalas médicas.

 

Almeida Lima se comprometeu dizendo que é desejo de sua gestão realizar concurso público mais breve possível, pois isso, vai resolver parte do problema – no que diz respeito ao preenchimento das escalas, bem como na economia. Almeida ainda garantiu que além de ampliar o número de leitos, vai reabrir a maternidade Hildete Baptista e resolver a questão da radioterapia no Estado com aquisição de novos aparelhos e a transferência de outros para os hospitais regionais, minimizando parte da superlotação existente no maior hospital do estado.

 

Acesse aqui as imagens da visita. 

 

Veja aqui a entrevista do Dr Otto Baptista à TV globo local (TV Sergipe)  
Veja aqui a entrevista do Dr. Geraldo Ferreira 

whatsapp button