III CONEM aprova alteração de artigos do Código de Ética Médica. Encontro também lançou o Código de Ética do Estudante de Medicina

16/08/2018

III CONEM aprova alteração de artigos do Código de Ética Médica. Encontro também lançou o Código de Ética do Estudante de Medicina

16/08/2018

Foi encerrada, nesta quarta-feira (15), a III Conferência Nacional de Ética Médica (CONEM), realizada em Brasília, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelos Conselhos Regionais de Medicina.
O encontro teve por objetivo aprovar a revisão de alguns artigos do Código de Ética Médica, que serão incorporados ao texto atual. A revisao vinha sendo desenhada desde 2016, tendo sido necessária diante das mudanças conjunturais, que incluem os avanços da ciência e da tecnologia, da biomética, e da medicina. O texto final será oportunamente divulgados pelo CFM. 

O encontro contou com a participação de líderes de diversas entidades médicas do país, entre eles o Dr. Carlos Vital, presidente do CFM, e o Dr. Lincoln Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira. 

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, que também participou do evento, falou da importância das alterações aprovadas. “O Código de Ética médica é a principal arma do médico brasileiro na defesa do exercício ético profissional, e essas revisões sempre contribuem para o aprimoramento e para torná- lo cada vez mais efetivo na atuação dos colegas”.

Durante o III CONEM também foi lançado o Código de Ética do Estudante de Medicina, inspirado em códigos editados em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Ele contém 45 artigos divididos em seis eixos fundamentais. Entre eles, destacam-se o compromisso com a saúde do ser humano, o aprimoramento continuado dos conhecimentos, uso do progresso científico e de sua formação em benefício dos pacientes.

“A aprovação do novo Código de Ética do Estudante de Medicina representa um fato inédito, que certamente irá ajudar a inserir os jovens estudantes no debate sobre o futuro exercício profissional”, destacou o presidente da FENAM. 

A ideia é levar o Código de Ética do Estudante de Medicina para as escolas de Medicina de todo o país. Tenha acesso ao conteúdo integral do Código de Ética do Estudante de Medicina através do link: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index8/?edicao=4393

 
 

whatsapp button