MG: Diretores do SINMED-MG na composição da Comissão Estadual de Elaboração do Código de ética do estudante de Medicina (CEEM)
01/06/2017
MG: Diretores do SINMED-MG na composição da Comissão Estadual de Elaboração do Código de ética do estudante de Medicina (CEEM)
01/06/2017
Apresente sua proposta para elaboração deste importante documento que vai consolidar valores fundamentais aos futuros médicos formados no Brasil
Os representantes do Sinmed-MG, Alisson Moreira, diretor de Relação com os acadêmicos e Alex Ribas, diretor de relações de trabalho médico, fazem parte da Comissão Estadual que vai avaliar propostas para elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina (CEEM).
A iniciativa é nacional sendo formada por representantes das diversas entidades médicas e estudantis estaduais e federais, e coordenada pelo Conselho Federal de Medicina. A Comissão visa receber propostas dos estudantes de medicina, professores (médicos e não-médicos) e entidades da sociedade civil organizada para elaboração do Código de Ética que vai nortear os futuros médicos no país, consolidando valores fundamentais na etapa da formação acadêmica.
O que é o Código de Ética do Estudante de Medicina?
O Código de Ética do Estudante de Medicina será elaborado para conter, de forma didática e clara, um conjunto de princípios organizados em diferentes eixos que terão reflexos positivos no ambiente acadêmico e na sociedade.
Os Códigos de ética para estudantes de medicina já são realidade em alguns países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, algumas instituições de ensino e Conselhos Regionais de Medicina instituíram, por iniciativa própria, normativos internos.
Como apresentar sua proposta no portal?
Por meio do hotsite www.ceem.cfm.org.br, os participantes poderão ajudar a consolidar valores fundamentais na etapa da formação acadêmica dos futuros médicos formados no Brasil.
Realize seu cadastro no www.ceem.cfm.org.br, basta o usuário selecionar o tipo de cadastramento que deseja efetivar entre estas opções. Após o cadastro, mediante autenticação por login (e-mail) e senha, os interessados serão automaticamente conectados ao sistema, tornando-se aptos a apresentar propostas em um dos cinco eixos temáticos: relação do estudante com a instituição (escola, funcionários e/ou serviços de saúde); relações interpessoais; multiprofissional; com a sociedade; e responsabilidade do estudante com seus estudos e sua formação. Ao selecionar um dos eixos, o usuário poderá expor sua proposta de texto para o novo código e justificativa. Cada um dos campos será restrito a quatro mil caracteres.
As propostas, que poderão ser apresentadas até 31 março de 2017, serão previamente submetidas às Comissões Estaduais criadas para dar suporte aos trabalhos. Após a avaliação prévia, as sugestões serão encaminhadas para a Comissão Nacional, formada por um grupo de conselheiros e especialistas convidados. A Comissão Nacional será responsável por reunir e consolidar as contribuições, que posteriormente serão submetidas ao Plenário do CFM.
Não deixe de participar! Apresente sua sugestão e colabore para a valorização da profissão dos futuros médicos formadas no Brasil. Fonte: Assessoria de Comunicação Sinmed-MG
Navegue à vontade! Nosso site não coleta dados sensíveis dos usuários, apenas o Google Analytics armazena cookies para estatísticas de acesso ao site.