21/09/2017
21/09/2017
Médicos especialistas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte ratificaram a decisão de suspender os atendimentos eletivos no próximo dia 26 de setembro (terça-feira). A deliberação aconteceu ontem, dia 20 de setembro, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no Sindicato dos Médicos de Minas Gerais.
A paralisação é um protesto da categoria contra a falta de interesse da Prefeitura em atender o sindicato para discutir pontos importantes da pauta de reivindicações. Só no último mês, a Prefeitura marcou e desmarcou cinco reuniões.
Entre os pontos pendentes estão a questão da segurança nas unidades de saúde – com ausência de porteiros nos centro de saúde e presença irregular da guarda municipal nas UPAs; revisão do Plano de Carreira; e melhoria das condições de trabalho com provimento adequado de materiais e equipamentos.
Os médicos especialistas também apontaram várias deficiências envolvendo o atendimento nas Unidades de Referência Secundária (URS) e Centros de Especialidades Médicas (CEM) da capital mineira. A maioria dos problemas atinge principalmente a população, que sofre com as intermináveis filas de espera. Entre eles:
– Enormes filas de espera para o atendimento. Só na Oftalmologia são 17 mil pessoas na fila de espera. Calcula-se que mais de 60 mil pessoas estejam aguardando por uma cirurgia em Belo Horizonte;
– Espera de mais de um ano para primeira consulta principalmente nas áreas de neurologia, proctologia, urologia e cirurgia plástica;
– Pacientes não conseguem marcar o retorno para avaliação do especialista;
– Dificuldades para a marcação de exames;
– Falta de médicos concursados, com grande número de contratados;
– Excesso de pacientes do interior, prejudicando o atendimento na capital;
– Espera de quase dois anos para realização de procedimentos como endoscopia;
– Falta de neurocirurgiões adultos e pediátricos na rede;
– Apenas um alergologista adulto para toda a cidade.
Uma nova assembleia foi marcada para o dia 26 de setembro, às 19 horas no sindicato. Caso a Prefeitura não apresente uma proposta para a categoria, a paralisação pode se estender.
Relação de unidades que integram a rede de Unidades de Referência Secundária (URS) e Centros de Especialidades Médicas (CEM)
• URS /CEM Campos Sales
• URS/CEM Centro-Sul
• URS Padre Eustáquio/CEM Noroeste
• URS Sagrada Família/ CEM Leste/ CEM Nordeste
• URS Saudade
• CEM Barreiro
• CEM Venda Nova
• CEM Pampulha
• Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem
• Centro Municipal Oftalmológico (CMO)
Fonte: Sinmed-MG