MG: Fernando Mendonça é homenageado na abertura do 27º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia

11/07/2017

MG: Fernando Mendonça é homenageado na abertura do 27º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia

11/07/2017

O diretor-presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Fernando Mendonça, foi homenageado ontem, dia 6 de julho, na cerimônia de abertura do 27º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), no MinasCentro. A expressiva homenagem foi um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à classe médica e à Medicina.

Mendonça compôs a seleta mesa de honra, que teve como anfitriões, José Carlos da Costa Zanon, presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia; José Maria Peixoto, presidente do 27º Congresso; Odilon Gariglio Alvarenga de Freitas, diretor Científico da SMC, na ocasião também representando a Associação Médica de Minas Gerais. Odilon Gariglio é também diretor de Pesquisas e Projetos do Sinmed-MG.

Também presentes na mesa de honra: Marcos Vinicius Bolívar Malaquias, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Florentino Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira; Cláudio Azevedo Salles, presidente da Academia Mineira de Medicina; Jackson Machado Pinto, secretário municipal da Saúde/PBH; Valdir Jorge Ferreira, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde/Regional Barbacena; Lúcio Flávio Gonzaga, do Conselho Federal de Medicina; Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves, do Conselho Regional de Medicina; e Filipe Naback, presidente da Sociedade de Acadêmicos de Minas Gerais.

Em suas palavras de abertura, José Carlos Zanon, presidente da SMC, agradeceu a todos pelo trabalho de um ano para que o congresso se concretizasse. Destacou a oportunidade de atualização proporcionada pelo evento e as atividades sociais e associativas que integram a programação.

Disse da satisfação em homenagear com a medalha da honra ao mérito o diretor-presidente do sindicato, Fernando Mendonça, “por seus incansáveis esforços na defesa da classe médica de Minas Gerais” e destacou a escolha de Epotamenides Maria Good God como personalidade da cardiologia mineira em 2017.

Destacando o tema central do congresso – “Abordagem das doenças cardiovasculares – da prevenção ao tratamento”, Zanon disse do sucesso da edição deste ano que obteve mais de 800 inscrições e o maior número de trabalhos científicos – 319, entre todos os eventos, elaborados por quase mil cardiologistas pesquisadores em nove estados brasileiros.

Em seu pronunciamento, o cardiologista Odilon Gariglio, diretor científico da SMC e também membro da diretoria do Sinmed-MG, reforçou que “as pesquisas colaboram para o desenvolvimento cientifico e já foram publicadas no arquivo brasileiro de cardiologia”.

Chamou a atenção para a criação este ano de uma inédita oficina de produção cientifica da SMC em parceria com a Sociedade de Acadêmicos de Minas Gerais, com o objetivo de ensinar e orientar os acadêmicos de Medicina sobre os primeiros passos para a produção científica. A oficina contou com a participação de 27 acadêmicos e gerou 17 trabalhos.

Destacou que, só nos ultimo ano, a SMC realizou 13 eventos científicos em Minas Gerais 28 cursos de treinamento em emergências cardiovasculares, entre outras atividades.

Em seu pronunciamento, o diretor-presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, disse do privilégio de compor a mesa juntos com as outras entidades. Lembrou que a grande força da Medicina está no conhecimento, no aprendizado, motivo do Congresso: “Vocês estão aqui aprendendo não só a parte cientifica, mas também a serem bons profissionais, o que passa por essa união que vemos aqui na mesa entre as entidades médicas”. Finalizou dizendo que “a pujança dos números colocados sobre a trajetória da SMC coloca a Sociedade Mineira de Cardiologia, para nós do Sinmed-MG, como um exemplo de luta e de trabalho. Contem sempre com o sindicato”.

Em seguida aos pronunciamentos, tiveram início as homenagens, sendo chamado ao centro do palco o presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, que recebeu a medalha de honra ao mérito do diretor Científico da Sociedade, Odilon Gariglio.

Manuel Domingos de OIiveira foi designado a saudar a personalidade da Cardiologia em 2017, Epotamenides Maria Good God, destacando sua brilhante trajetória com 40 anos em atividades de cardiologia e responsável pela formação de mais de 300 cardiologistas em Minas Gerais.

Após a saudação, Epotamênides recebeu das mãos de Manuel Domingos uma placa de agradecimento e dirigiu-se aos presentes.

O presidente do 27º Congresso, José Maria Peixoto, também foi homenageado com placa de agradecimento, entregue por Zosé Carlos Zanon, destacando sua dedicação e empenho para o sucesso do evento.

Fonte: Regina Perillo, Assessoria de Comunicação Sinmed-MG

whatsapp button