MG: Nota de apoio do Sinmed aos estudantes de Medicina

01/12/2017

MG: Nota de apoio do Sinmed aos estudantes de Medicina

01/12/2017

Tendo em vista os acontecimentos dos últimos meses, e o mais recente na segunda-feira, 27 de novembro, marcados pelo suicídio de estudantes de medicina , o Sinmed-MG, como representante dos médicos e que luta diariamente para que os futuros colegas tenham dignidade na escolha da profissão, tem a dizer:

O Sinmed- MG se solidariza com os familiares desses alunos e com os demais que estão na luta diária para serem os futuros médicos. Várias pesquisas realizadas nos últimos anos estão apontando que a depressão e a ideação de suicídio atingem proporções elevadas entre os estudantes de medicina.

Publicado em dezembro de 2016 no “Journal of the American Medical Association”, o estudo “Prevalência de depressão, sintomas depressivos e ideação suicida entre estudantes de medicina” confirma algo que muitos alunos da área sentem e comentam em conversas de corredor: a quantidade de sintomas de depressão entre seus colegas é alta. De acordo com o trabalho, realizado por pesquisadores de instituições americanas das áreas de medicina e administração, a proporção de diagnósticos de depressão ou sintomas depressivos entre alunos de medicina do mundo todo, incluindo no período da residência, é de 27,2% e a de ideação suicida, ou seja, os pensamentos sobre a possibilidade de se suicidar, de 11,1%. O estudo é uma meta-análise de 195 pesquisas realizadas em 47 países que, somadas, compreendem 129.123 estudantes. Isso significa que ele não obteve dados novos, mas se baseou no que foi descoberto por outros trabalhos e sistematizou as conclusões

No Brasil, os índices de diagnóstico de depressão para pessoas de 18 anos ou mais são de 7,6%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde.

O Sindicato destaca seu apoio a busca de alternativas e estratégias que diminuam estas estatísticas. Sabemos que a conclusão do curso de medicina requer uma trajetória longa, árdua, que envolve educação e amadurecimento. É através dessa formação que os estudantes são submetidos a várias formas de estresse que comumente são prejudiciais à saúde mental.

Portanto, nossa entidade é favorável à criação de programas dentro destas faculdades que visam diminuir o adoecimento dos estudantes de medicina e seus professores. Acolher os alunos nas dificuldades e disponibilizar a escuta e apoio. Isto possibilita a percepção de saídas para os impasses vivenciados.


Fonte: Sinmed-MG

whatsapp button