20/11/2017
20/11/2017
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, na pessoa do diretor presidente Fernando Mendonça, participou do evento de comemoração dos 70 anos da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), dia 17 de novembro.
Mendonça compôs a mesa juntamente com a anfitriã, Maria do Carmo de Melo, presidente da SMP, e os convidados: Taciana Lima Carvalho, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de BH; Fábio Augusto de Castro Guerra, presidente do Conselho Regional de Medicina; Regina de Fátima Eto, da Associação Médica de Minas Gerais; Paulo César Pinho Ribeiro, presidente da Academia Mineira de Pediatria e Joel Alves Lamounier, diretor de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O diretor do sindicado, Fernando Mendonça, lembrou sua formação como pediatra e o período em que foi secretário geral da sociedade, estendendo os cumprimentos a todos os pediatras presentes, inclusive à sua esposa, Eliane Maria Filardi Mendonça, também uma pediatra. Disse que estar na sociedade foi um trabalho muito prazeroso, compensatório e de grande aprendizado: “Defender a criança é defender o ser humano em sua mais pura essência, é defender o futuro”.
O diretor de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria, José Alves Lamounier, destacou que a pediatria mineira tem muita expressão em todo o país e que os pediatras formam hoje a segunda maior sociedade de especialidades do Brasil, após a clínica médica. Fato que, segundo ele, já mostra a importância da pediatria no país.
Lembrou que muitas doenças infantis foram vencidas graças aos novos conhecimentos, ressaltando a importância da atualização médica para acompanhar as transformações do tempo. Por fim, disse que o “pediatra é o médico da criança e não pode ser substituído. O futuro da criança depende muito do nosso trabalho e isso em que pese todas as transformações”, finalizou.
Em sua saudação, a atual presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, Maria do Carmo Melo, lembrou o início da sociedade, em 1947: “A sociedade nasceu em uma sala da reitoria de pediatria da UFMG, onde tenho hoje a satisfação de ser a coordenadora do departamento”. Reforçou os principais compromissos da sociedade – buscar o aperfeiçoamento dos pediatras para assistência das crianças e adolescentes, apoiar os profissionais e instituições que cuidam da proteção e bem-estar dos nossos pacientes e conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados a saúde em todos os aspectos.
A presidente destacou o incremento da violência como uma das grandes preocupações da sociedade “A violência em geral, decorrente da situação social e econômica difícil pela qual o nosso país atravessa; a violência profissional causada muitas vezes pela falta de infraestrutura adequada de trabalho dos nossos colegas; a violência doméstica pela falta de amor e de valores familiares”.
Para vencer esses desafios, ela propõe, entre outras ações, “cobrar mais recursos financeiros para a saúde e educação; valorizar a atenção à saúde da criança e do adolescente; trabalhar na promoção a saúde, de forma a evitar doenças crônicas fazendo com que a criança floresça e se torne um adulto saudável” .
O evento terminou com uma homenagem aos ex-presidentes da Sociedade Mineira de Pediatria, que tiveram seus rostos e ano de atuação projetados em um grande telão, sob os aplausos da plateia: “Cada um deles colocou um tijolo para a construção de uma sociedade forte e reconhecida nacionalmente”, disse Maria do Carmo.
Lançamento do Livro “A história da Pediatria em Minas Gerais”
O ponto alto do evento foi o lançamento do livro “A história da Pediatria em Minas Gerais”, onde os pediatras Edward Tonelli e José Guerra Lages resgatam a história da pediatria no Estado.
Durante a cerimônia dos 70 anos, os dois subiram ao palco para falar do desenvolvimento do livro, que traz a história da pediatria mineira com a colaboração de 85 pediatras de diversas cidades, serviços e hospitais.
Fonte: Sinmed-MG