MG: Sindicato presente na XX Jornada Mineira de Psiquiatria que teve como tema “A psiquiatria em tempos de fluidez”

15/06/2018

MG: Sindicato presente na XX Jornada Mineira de Psiquiatria que teve como tema “A psiquiatria em tempos de fluidez”

15/06/2018

O presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, compôs a mesa de abertura da XX Jornada Mineira de Psiquiatria, com o tema “A Psiquiatria em tempos de fluidez” e o XIV Simpósio Internacional – Diálogos entre a Clínica e as Neurociências, com o tema “Prevenção do suicídio: da molécula à cultura”.

A Jornada acontece em um momento muito especial para a psiquiatria mineira. Há 70 anos, um grupo de psiquiatras, pioneiros, se uniu para criar um departamento de Psiquiatria na Associação Médica, departamento que deu origem a AMP. Hoje, a Psiquiatria brasileira, e em especial a mineira, é referência no mundo, pelos padrões de excelência técnica e humanística.

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 14 de junho, às 18 h, na Associação Médica contando com uma plateia de profissionais em busca de reciclagem, recém-formados e estudantes da área.

Participaram da mesa: Humberto Correa da Silva Filho, presidente da AMP, da Associação Brasileira de Estudos de Prevenção do Suicídio e da Associação Latino Americana de Suicidologia; Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina; Carmita Abdo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria; José Raimundo Lippi, presidente da Academia Mineira de Medicina; Humberto José Alves, diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, além dos representantes da Associação Médica, Paulo Roberto de Souza; e o presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça.

Humberto Corrêa da Silva Filho, presidente da AMP, destacou a escolha do tema da jornada – a Psiquiatria em tempos de fluidez: “Vivemos tempos difíceis, de muita insegurança e mudanças, ninguém sabe o que vai acontecer e isso repercute na saúde das pessoas, não só dos pacientes, mas de quem cuida delas como os médicos, e no número de suicídios”, disse.

“A psiquiatria em tempos líquidos, onde tudo o que parece sólido desmancha no ar. Tempos que causam incerteza anos indivíduos, modificam comportamentos de massa, as relações interpessoais e a própria clínica psiquiátrica. A busca pelo prazer imediato, pelo consumo desenfreado, de bens e corpos, um mundo onde tudo parece descartável, incluindo o ser humano. Novas angústias, novos tempos, novos sintomas, novas patologias”, definiu na impactante mensagem na programação do evento.

Em seu depoimento na mesa de abertura, Fernando Mendonça, diretor-presidente do Sinmed-MG, também destacou o tema da
jornada: “Estamos num momento em que realmente precisamos repensar os nossos papeis, enquanto entidades médicas. E o sindicato está fazendo isso: refletir, rever posições e reinventar”.

Finalizou colocando o sindicato à disposição da Associação Mineira de Pediatria e lembrando que “só vamos conseguir sair do abismo em que a Medicina e encontra em termos de profissão, de mercado de trabalho, com a união de todas as especialidade e entidades”.

A presidente a ABP, Carmita Abdo, destacou a organização do evento, a programação muldisciplinar e entusiasmo dos mineiros em relação a essa jornada. Na ocasião, foi anunciado o nome de quem presidirá a Jornada em 2019: o professor e psiquiatra José Raimundo Lippi.


Fonte: Sinmed-MG

whatsapp button