MG: Sindicato visita Central de Perícias Médicas e constata precariedade

22/01/2018

MG: Sindicato visita Central de Perícias Médicas e constata precariedade

22/01/2018

O Sindicato dos Médicos realizou, dia 16 de janeiro, a primeira visita do programa “Sinmed-MG in Loco” em 2018. No ano passado foram visitadas 20 unidades entre UPAs, centros de Saúde e hospitais da Fhemig.

Dessa vez, a unidade visitada foi a Central de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional (PMSO), no edifício Maleta, em Belo Horizonte. A visita aconteceu após denúncias de más condições de trabalho por parte dos médicos peritos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsáveis pelo atendimento de 240 mil servidores. Só na Central, no Maleta, são 30 consultórios e entre 200 e 300 perícias realizadas por dia.

Participaram da visita, a diretora de Mobilização do Sinmed-MG, Ariete Araújo; o fiscal do CRMMG, Igor Braga; e cinco médicos peritos que trabalham na unidade. A comissão foi recebida pela diretora da PMSO, Roseli da Costa Oliveira.

Foram inúmeros os problemas constatados, a maioria deles decorrentes da falta de estrutura do prédio: instalações elétrica, hidráulica, iluminação e ventilação precárias; falta de banheiros para os peritos e de pias nos consultórios; problemas com barulho e odor de gordura dos restaurantes do Maleta, entre outros. Os peritos se queixam ainda da falta de segurança e privacidade para atendimentos: o que se fala num consultório é ouvido no outro, Outra reivindicação é a informatização dos processos, que atualmente são arquivados em pastas físicas.

A pauta de reivindicações dos médicos peritos já foi enviada ao governo. A categoria, em greve desde o dia 21 de dezembro, aguarda um retorno favorável para decidir os rumos do movimento. Nova assembleia geral extraordinária foi marcada para 24 de janeiro.

Fonte: Sinmed-MG

whatsapp button