MG: Sinmed-MG presente na abertura da 1ª Conferência de Saúde das Mulheres do Estado de Minas Gerais

17/07/2017

MG: Sinmed-MG presente na abertura da 1ª Conferência de Saúde das Mulheres do Estado de Minas Gerais

17/07/2017

Amélia Pessôa, diretora Financeira do Sinmed-MG, representou o sindicato na abertura da 1ª Conferência de Saúde das Mulheres do Estado de Minas Gerais (CESMu-MG), dia 10 de julho, no auditório Topázio, do Minas Centro. A diretora também participou, como delegada, da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, no município de Betim, em 19 de maio.


A CESMu-MG é a etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, a se realizar dias 1 a 4 de agosto, em Brasília, por convocação do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde. Todas as etapas – municipais, estaduais e nacional – têm como tema: “Desafio para Equidade com Qualidade. Nenhum direito a menos”.


Conforme destacado na abertura da Plenária de ontem, o objetivo de toda essa participação popular é o desenvolvimento de uma política nacional de atenção integral à saúde das mulheres para atender às necessidades de uma população que apesar de ser maioria ainda é vítima de preconceitos, violência e discriminação como as mulheres em situação de rua, as sem terra, as que vivem em assentamentos rurais e urbanos, refugiadas de todas as origens, mulheres em sua pluralidade religiosa, mulheres com deficiência, as privadas de liberdade, lésbicas, prostitutas, negras, indígenas, mulheres vulnerabilizadas e socialmente marginalizadas, entre outras.


A Conferência Estadual de Saúde das Mulheres é uma oportunidade de construção de políticas que expressem a necessidades dessas e de tantas outras mulheres, além de reafirmar os princípios do SUS e da política de atenção à saúde das mulheres, conforme ressaltado na abertura do evento.


Participaram da mesa de abertura representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Conselho de Saúde, Corregedoria de Justiça, Promotoria de Saúde, Defensoria Pública e Ouvidoria de Saúde.

Fonte: Sinmed-MG

whatsapp button