11/09/2017
11/09/2017
O diretor-presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Fernando Mendonça, participou, dia 7 de setembro, da mesa de abertura do Seminário Sudeste da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), no Hotel Mercure, em Belo Horizonte. O evento teve como tema: “Saúde Mental: O Grande Desafio do Médico do Trabalho”.
Compuseram ainda a mesa de abertura do evento a presidente da ANAMT, Márcia Bandini; a presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMINT), Letícia Lobato Gários; a presidente eleita da AMMG, Maria Inês de Miranda Lima; o desembargador do TRT-MG da 3ª Região, Sebastião Geraldo de Oliveira; e o diretor do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge-MG), João José Magalhães Soares.
Na ocasião, o psicólogo, especialista em gestão estratégica de pessoas, mestrando em Administração de Empresas (gestão de desempenho e competência) ministrou a palestra com tema: “Coaching: o que é isso?”.
Em sua fala, Mendonça comentou que, nessa época de transformação, o tema saúde mental “caiu feito uma luva”: uma vez que vivemos em uma sociedade de transformação e, em um país, onde os acontecimentos parecem absurdamente errados e, ao mesmo tempo, corriqueiros. “Dessa forma, é imprescindível nos posicionarmos diante dessa realidade”, concluiu.
O presidente do Sinmed-MG mencionou que a palestra inicial sobre “Coaching: o que é isso?” é exatamente para vermos o que recebemos e o que faremos com aquilo que recebemos. “E o que realizaremos no sentido de colocarmos na prática o que desejamos fazer do nosso futuro. Lembrando que esse futuro é o hoje”.
O diretor presidente disse que, nos dias atuais, de grandes transformações do ponto de vista da legislação e da política é extremamente necessário nos transformar e reagirmos. “Ou seja, sair do comodismo, das redes sociais e por em prática aquilo que realmente acreditamos”, finalizou.
Segundo a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Márcia Bandini, a ANAMT foi bem ousada. “Ficamos até com um pouco de receio de estar dando um passo maior que a pena dedicando dois dias inteiros para tratar de saúde mental”, explicou.
Para Márcia Bandini, o evento é mais que um desafio, pois precisamos ter novo posicionamento em relação ao tema. Ainda de acordo com ela, assumir uma atitude como essa em relação a um assunto que possui tantas subjetividades e complexibilidades não é uma tarefa fácil.
Segundo Márcia, a ideia do seminário “é trabalhar os fatores psicossociais e as características do trabalho e o impacto na saúde dos trabalhadores, que estão sob os nossos cuidados”.
Programação rica em torno do tema central do evento
A programação do Seminário Sudeste da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), dias 8 e 9 de setembro, contou com cursos, painéis, palestras, conferências e mesas redondas em torno do tema central do evento.
Doenças como depressão, estresse, transtorno bipolar e como o Médico do Trabalho pode lidar com esses trabalhadores e incluí-los de forma produtiva, saudável e satisfatória nos ambientes laborais foram os pontos altos da programação.
Sobre a ANAMT
A ANAMT tem como o papel fundamental difundir o conhecimento científico aos Médicos do Trabalho por meio de eventos promovidos pela entidade.
Dentre as competências do Médico do Trabalho estão a constante atualização e aprendizado, sendo valorizada sua participação em tais eventos para engrandecimento profissional.
Fonte: Sinmed-MG