20/04/2018
20/04/2018
Aconteceu na noite de 19 de abril, a solenidade de posse da nova diretoria e conselhos da Unimed Belo Horizonte (Unimed-BH). O médico cardiologista, Samuel Flam, continua à frente da Cooperativa, até 2022. Assumiram com ele: Eudes Magalhães – Diretor Administrativo Financeiro; José Augusto Ferreira – diretor de Provimento de Saúde; Maria das Merces Quintão Froes – diretora Comercial e de Relacionamento Institucional; e Múcio Pereira Diniz, diretor de Serviços Próprios. Também tomaram posse os representantes dos Conselhos de Administração, Fiscal e Técnico-Societário e Social.
O diretor-presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, foi chamado ao palco para fazer sua saudação à nova diretoria. Mendonça destacou sua participação no Conselho de Administração: “Neste período tive a satisfação de ver a Unimed- BH passar de 200 mil para mais de um milhão de clientes”, destacando que a Cooperativa é hoje um exemplo de governança, de sustentabilidade a ser seguido por todas as instituições. “Não é por acaso que a Unimed Belo Horizonte é hoje a melhor entre as maiores operadoras do país”, disse. Mendonça finalizou desejando boa sorte e sucesso à diretoria e aos conselheiros, entre os quais se inclui o atual diretor de Campanhas do Sinmed-MG, Artur Oliveira Mendes.
Em seu discurso de posse, Samuel Flam disse que a data representava mais um marco histórico na trajetória da cooperativa: “Estamos concluindo um ciclo de gestão extremamente vitorioso e ao mesmo tempo iniciando uma nova etapa da trajetória da Unimed de Belo Horizonte”. Antes de focar no futuro, o diretor presidente falou um pouco sobre a vivência nos últimos quatro anos: “Avançamos muito, apostamos na participação como diferencial e juntos inserimos nossa cooperativa em outro patamar. Enfrentamos um contexto complexo que reuniu as crises política e econômica, com um cenário de incertezas e inseguranças , o que nos levou a desenhar uma nova estratégia para a cooperativa, estratégia que transformou a decisão coletiva na nossa grande força. Juntos apostamos nos diferenciais da qualidade, no uso racional dos recursos, na austeridade, na simplicidade, na agilidade, e assim ampliamos nossa vocação natural para o cuidado, cuidando bem da nossa cooperativa e dos nossos parceiros”, disse
Lembrou que a Unimed-BH figurou de forma muito positiva nos principais rankings de negócios, superando empresas de grande porte e multinacionais: “Todas as nossas escolhas nos levaram a outra patamar, que nos posicionou como a melhor entre as maiores operadoras médicas do país, por cinco anos consecutivos, segundo a própria ANS”. Avaliou que todos os resultados se devem ao modelo de negócio escolhido há 47 anos , a cooperação, “porque ninguém faz nada sozinho”, agradecendo por várias vezes todos os que participam da história da Unimed-BH.
Em seguida, Samuel voltou o foco para o futuro: “Agora é tempo de olhar para os próximos passos, nos próximos quatro anos. O primeiro e mais importante deles é o de dar continuidade ao planejamento estratégico cujas diretrizes foram construídas a muitas mãos pelos cooperados e conselhos. Esse fundamento será mote que vai guiar a nossa trajetória, sem perder de vista o terreno que vamos atravessar e que ainda é incerto, complexo, aumentando profundamente os nossos desafios. Seguiremos trabalhando para valorizar ainda mais os cooperados, aprimorando o nosso modelo de remuneração por qualidade, tendo sempre em vista a oferta da melhor assistência aos nossos clientes. Manteremos a gestão coletiva, com a participação continua dos nossos cooperados, e a gestão profissional, ambas com foco na sustentabilidade da Unimed-BH e com isso gerando mais ganhos, benefícios e segurança. Investiremos em melhores espaços de trabalho para os médicos e de atendimento aos clientes. Manteremos nossas diretrizes de diferenciação por qualidade, oferecendo aos nossos clientes a melhor experiência em saúde. A inovação em processos e em tecnologia continuará sendo nosso diferencial, investiremos em soluções para facilitar e aprimorar a prática médica, em modelos que orientam os recursos assistenciais para cuidados preventivos. E , por fim, assumimos o compromisso de continuarmos a cuidar da comunidade do nosso entorno e zelar pela imagem e reputação da nossa Unimed Belo Horizonte”, afirmou.
Antes de finalizar, Samuel Flam reforçou que a Unimed-BH tem entre seus objetivos reforçar cada vez mais o relacionamento com as entidades médicas e cooperativas, por compartilharem objetivos e propostas: “Contamos com cada um de vocês para a construção de uma Unimed Belo Horizonte cada vez mais sustentável e mais sólida. Chegou a hora de nos concentrarmos no futuro com suas incertezas e esperanças, mas de uma coisa estamos certos – esse é um caminho que precisamos construir juntos” .
Durante a cerimônia, foram homenageados Paulo Pimenta e Luis Fernando Neves Ribeiro que deixam a direção da Unimed e em seguida, descerrada uma placa alusiva à antiga diretoria para ser afixada na galeria do “Espaço Memória”.
Fonte: Sinmed-MG