06/07/2017
06/07/2017
“Tabagismo é uma doença gerada pelo tabaco e que tem como consequência a dependência da nicotina, causa de graves problemas de saúde e de alta mortalidade. As formas de tabagismo mais conhecidas são: o cigarro (industrial ou de palha), o narguilê e o cigarro eletrônico”.
Essa é a definição de tabagismo, segundo o pneumologista, Flávio Mendonça Andrade da Silva, também diretor de Saúde Suplementar do Sinmed-MG. O médico proferiu ontem, dia 3 de julho, no auditório do sindicato, esclarecedora palestra sobre o assunto, que foi também o tema da campanha social do Sinmed-MG, em junho.
Ao iniciar, o pneumologista disse que as informações eram importantes não só para quem fumava, mas para os profissionais de saúde presentes. Segundo ele, uma pesquisa mostrou que a intervenção de um médico ou qualquer outro profissional de saúde junto a um tabagista resulta em 5% de sucesso na cessação do hábito: “Uma abordagem do problema com o paciente pode levá-lo a buscar um profissional especializado que avaliará a necessidade de encaminhamento para uma terapia cognitiva comportamental e/ou prescrição de medicamentos específicos para a cessação do tabagismo”, esclareceu.
Durante a palestra, Flávio Mendonça fez alguns alertas importantes: “De todos os vícios, parar de fumar é o que faz mais diferença para preservar a saúde. As pessoas não fumam porque querem, fumam por serem dependentes”.
Leia a noticia completa aqui
Fonte:
Sindmed-MG