Nota Oficial sobre a situação dos médicos de Caxias do Sul (RS)
05/06/2017
Nota Oficial sobre a situação dos médicos de Caxias do Sul (RS)
05/06/2017
A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) representada pelo diretor de Assuntos Jurídicos, dr. Eglif de Negreiros Filho, esteve presente na coletiva de imprensa do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul (RS) junto com o presidente, dr. Marlonei Santos, na manhã desta quinta-feira (1). No final da coletiva, foi redigido uma nota oficial sobre a atual situação que vivem os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.
Leia a nota na íntegra:
O prefeito está destruindo o SUS
O SUS em todo o Brasil padece de sérios problemas tanto na gestão, quanto no financiamento. Entretanto, até poucos meses atrás o SUS de Caxias do Sul tinha um nível de qualidade equivalente aos melhores do País. Ao assumir o atual Prefeito instalou uma política demagógica, eleitoreira e baseada na prepotência. Sua primeira providência populista foi atacar o SUS, com o claro objetivo de privatizá-lo, adotando diretrizes de seus financiadores de campanha. E para iniciar o desmonte do SUS atacou os médicos, como se fosse possível ter um sistema de saúde sem médicos.
O Prefeito populista, desde o primeiro dia negou-se a dialogar com a categoria, na vil esperança de poder calar a todos. Enganou-se. Um prepotente quando é confrontado desorienta-se, não aceita ser contrariado e fica sem condições de avaliar seus atos e muito menos estabelecer seus limites. Na esperança que a Justiça resolvesse seus problemas, judicializou a greve dos médicos, pedindo sua ilegalidade e teve seu desejo negado. A Justiça disse que até o momento a greve é legal. As ações deletérias do Prefeito até o momento não atingiram a categoria médica, mas sim a população mais necessitada. Negando-se a dialogar, levou a que mais de 40 médicos se exonerassem ou reduzissem sua carga horária, tendo como consequência a perda de aproximadamente 15 mil consultas mês. Prometeu ele abrir a UPA da zona norte, até agora não conseguiu. Foi categórico ao dizer que contrataria mais médicos, não contratou. Engana a população. Nesta semana o Prefeito sublimou, na ânsia e no seu projeto de por os médicos “a cabresto”, o que nunca conseguirá, foi acometido de um surto narcisista sem necessidade de confirmação diagnóstica e com extrema virulência agrediu os médicos do Postão 24h, atribuindo a eles toda a sua incompetência de gestão. Desconhecedor das rotinas, protocolos e da operacionalidade de um serviço de emergência, acusa os médicos chamando-os de “irresponsáveis e desumanos”, incidindo mais uma vez nos delitos de assédio moral, injúria e difamação, o que fará com que mais uma vez o levemos à Justiça. Passou o dia intimidando os médicos do Postão 24h. Deveria ele ter feito uma simples operação aritmética e constataria a necessidade de contratação de no mínimo mais 30 médicos para o serviço. Por que não o faz? É promessa de campanha.
A Federação Nacional dos Médicos e a Confederação Nacional dos Médicos, que tem neste município o seu filiado Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, lamenta profundamente o episódio, registra o compromisso do médico em bem atender ao seu paciente e permanecerá acompanhando o movimento dos médicos caxienses e voltará a cidade sempre que a categoria foi vilipendiada.
Fonte: FENAM
Navegue à vontade! Nosso site não coleta dados sensíveis dos usuários, apenas o Google Analytics armazena cookies para estatísticas de acesso ao site.