PR: Liminar suspende terceirização da Saúde em Curitiba
29/11/2017
PR: Liminar suspende terceirização da Saúde em Curitiba
29/11/2017
No final da tarde de ontem, terça-feira, 28, de novembro, a Justiça deferiu liminar que suspende o processo que tinha por fim contratar Organizações Sociais (OS) para atuarem nas Unidades de Urgência e Emergência (UPAs) em Curitiba.
Desde julho médicos e Poder Público discutem a contratação que, na prática, corresponde a uma terceirização da saúde, já que os recursos públicos que o Município deve destinar para contratação de médicos e outros serviços seriam entregue a associações privadas, não vinculadas ao Poder Público e estas poderiam gastar o dinheiro público sem licitação ou concurso público.
Em outubro, o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) encaminhou ofício ao Ministério Público denunciando irregularidades no procedimento de contratação. Dentre os pontos, está o fato de que hoje o serviço já vem sendo prestado por médicos concursados da Fundação Municipal (a FEAES) e existem médicos aprovados em concurso, o que não justificaria a terceirização. Além disso, o Sindicato denuncia a ausência de justificativa plausível que embasasse o procedimento a luz do que prevê o plano municipal de saúde.
O Ministério Público abriu investigação por meio de Ação Civil Publica e a Promotoria de Saúde pediu uma liminar que foi deferia suspendendo a contratação. O Simepar atua como assistente do Ministério Público na ação. Para o presidente do Simepar , Mario Ferrari a terceirização implica em precarização da mão de obra médica, não se sabendo como os médicos serão contratados, havendo a possibilidade de sonegação de direitos básicos.
Na decisão, a Justiça enfatiza que há indícios de que o modelo de OS (Organização Social) pretendido acabe sendo mais oneroso aos cofres públicos do que a atual gestão direta pelo Município por Fundação Publica.
Fonte: Simepar
Navegue à vontade! Nosso site não coleta dados sensíveis dos usuários, apenas o Google Analytics armazena cookies para estatísticas de acesso ao site.